Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Polícia Ambiental resgata onça atropelada na PR-151

(Foto: Divulgação / Polícia Ambiental) - Polícia Ambiental resgata onça atropelada na PR-151
(Foto: Divulgação / Polícia Ambiental)

A Polícia Ambiental de Vila Velha foi acionada na noite desta quinta-feira (20) para resgatar uma onça parda que foi atropelada na PR-151. O acidente foi registrado perto da localidade do Tronco, em Castro (40 quilômetros de Ponta Grossa). A equipe foi acionada por funcionários da concessionária CCR Rodonorte, concessionária que administra a rodovia.

O animal, um macho adulto de 41 quilos, precisou ser sedado e encaminhado até uma clínica veterinária para exames e medicação. A princípio, a onça tem uma lesão na região da bacia e deverá ser levada de volta à natureza assim que se recuperar dos ferimentos.

(Foto: Divulgação / Polícia Ambiental)(Foto: Divulgação / Polícia Ambiental)

De acordo com a Polícia Ambiental, a onça-parda (Puma concolor) possui distribuição ampla no Brasil, com aproximadamente 4 mil espécies. Em três gerações, ou 21 anos, estima-se que poderá ocorrer um declínio de mais de 10% da subpopulação nacional. As principais ameaças atuais para a espécie são o desmatamento de habitat devido à expansão agropecuária, e à mineração, além da exploração de madeira para carvão. Além disso, a morte de animais por caça, retaliação por predação de animais domésticos, queimadas (principalmente em canaviais) e atropelamentos também contribuem significativamente para a redução da população em diversas áreas.