Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Prefeitura quer doar terreno de 17 mil m² para ampliação de universidade em Londrina

(foto: Google Maps/Reprodução) - Projeto doa terreno de 17 mil m² para ampliação de universidade
(foto: Google Maps/Reprodução)

O Executivo protocolou, nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Londrina, projeto de lei que autoriza o Município a doar um terreno para o Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar). O imóvel, localizado na avenida Santa Mônica, na região leste, pertence ao Município e possui área total de 17.982,44 m². O objetivo da doação é viabilizar a ampliação do campus universitário UniCesumar, que já está sendo instalado nas imediações.

A previsão é de que a área construída no terreno doado seja de 17.383,16 m², distribuídos em cinco pavimentos, possibilitando o acréscimo de até oito mil alunos para a instituição. O empreendimento deverá gerar, inicialmente, 100 empregos diretos com as novas instalações. O projeto de lei determina um prazo de 12 meses para início das obras, que devem ser concluídas em até 36 meses, contados da data de liberação da área para construção.

O campus UniCesumar em Londrina está sendo implantado no Lote 47-H da avenida Santa Mônica, com área de 32.186,00 m², em imóvel adquirido pela instituição. A universidade deve oferecer, inicialmente, catorze cursos de Ensino Superior. Segundo o assessor executivo da Prefeitura, Roberto Alves Lima Junior, as obras já estão em estágio avançado. “Isso comprova a intenção da instituição em atender os prazos definidos na legislação”, ressaltou.

A proposta de doação também prevê contrapartidas do Cesumar ao Munícipio. Dentre elas, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), padrão 2, na região leste; construção de passarela para pedestres sobre a avenida Santa Mônica, ligando a área doada ao campus da Unicesumar; instalação de um posto policial, em convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP-PR); e recuperação ambiental de fundo de vale do Córrego do AI.

Outra medida que deverá ser realizada pelo Cesumar como contrapartida é a firmação de, no mínimo, três convênios com o Município, através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Cultura e Fundação de Esportes de Londrina. Os convênios têm como finalidade desenvolver ações sociais e esportivas em prol da comunidade da região.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)