Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Preparação para a temporada de verão começa com limpeza da caixa d’água na casa da praia

(Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas) - Tem casa na praia? Saiba como preparar o seu imóvel para a temporada
(Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas)

Limpar a caixa d’água. Esta é a primeira providência que os proprietários de casas na praia devem tomar na preparação para a temporada de verão. A orientação é da Sanepar, que alerta para os riscos à saúde caso a água não seja tratada corretamente.

A necessidade da limpeza se dá pelo longo período que as casas ficam fechadas e, sem uso, a água parada na caixa perde o cloro. “Sem o cloro, a água armazenada pode oferecer riscos à saúde e provocar doenças, como diarreia”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes. O ideal é que a limpeza seja realizada antes do início da temporada.

Caixa d’água limpa

A Sanepar explica que a limpeza da caixa d’água é fácil. É preciso utilizar: um balde, dois panos limpos, uma pazinha de plástico, uma esponja ou escova (não pode ser de aço) e água sanitária. Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa de água. Basta água e água sanitária. Confira o passo a passo:

  1. Feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa.
  2. Esgote a água armazenada e feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa.
  3. Lave as paredes e o fundo da caixa com a esponja ou escova.
  4. Abra a saída da caixa e uma torneira, de preferência a do tanque, para que escorra toda a água da lavagem. Com o auxílio da pá, dos panos e do balde, retire toda a água e os resíduos que ficaram no fundo.
  5. Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até menos da metade.
  6. Feche novamente o registro e a saída da caixa d’água.
  7. Adicione água sanitária nas seguintes proporções: caixa d’água de 500 litros: 10 colheres de sopa de água sanitária; caixa d’água de 750 litros: 15 colheres de sopa de água sanitária; caixa d’água de 1000 litros: 20 colheres de sopa de água sanitária.
  8. Lave novamente as paredes e o fundo da caixa-d’água.
  9. Abra a saída da caixa e todas as torneiras da casa, deixando toda a água da lavagem sair.
  10. Abra o registro de entrada. Quando a água limpa já estiver passando pelas torneiras, feche-as. Deixe a caixa encher. Observe se não há vazamento nas válvulas hidra e caixas de descarga.
  11. Também é importante colocar uma tela de nylon na saída do cano extravasor ou cano-ladrão para evitar a entrada de insetos ou de pequenos animais na caixa-d’água. Geralmente, a saída desse cano está no lado de fora do telhado.
  12. Os panos já utilizados servem para limpar a tampa, que deve ser recolocada no lugar.
  13. Verifique se há boa vedação.

Colaboração Sanepar