Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Procon orienta consumidor sobre as compras de Natal

- Procon orienta consumidor sobre as compras de Natal

O Natal está se aproximando e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções. Qualquer que seja a opção, desde uma pequena lembrança a um presente de custo elevado, para não errar na escolha, o Procon de Ponta Grossa orienta que é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.

Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e refletir sobre a utilidade ou conveniência daquilo que está sendo adquirido, explica o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf. Além disso, para o início do ano muitos consumidores enfrentam novas despesas, como impostos anuais (IPTU, IPVA), compra de material escolar, uniforme e matrículas. Além das faturas dos cartões, relativas às compras de final de ano.

Escolhido o presente, é hora de pesquisar preços. A pesquisa também deve ser feita se a opção do consumidor for comprar pela internet. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com ‘https://’ e conter um cadeado de segurança ao lado da barra de endereço.

É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (ou seja, que não terminem em ‘com.br’).

Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial, nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.

Colaboração Assessoria de Imprensa.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo