Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Prolar capacita moradores visando mercado de trabalho

(Foto: Divulgação) - Prolar capacita moradores visando mercado de trabalho
(Foto: Divulgação)

O trabalho da Prolar não se encerra quando as chaves dos residenciais são entregues aos moradores. A atividade vai além disso e segue acompanhando os mutuários por um ano, mostrando-lhes novas oportunidades. O trabalho técnico social desenvolvido nos residenciais incentiva os moradores a buscar nichos no mercado de trabalho, através de cursos de capacitação, baseados no estímulo à geração de renda. Nesta sexta-feira, 22 moradores do Residencial Costa Rica, no Jardim Lagoa Dourada, terminam o curso de preparo de pizzas, calzones e massas folhadas.

O curso começou na segunda-feira, com aulas teóricas. Nem o feriado do dia 15 de novembro deixou os alunos em casa. Todos compareceram à aula e aprenderam sobre o preparo de pizzas, desde a massa até o ponto de assar. Na quarta-feira, o dia foi de massa folhadas e nesta quinta aprendem sobre pães. Na sexta é o dia da avaliação. Como o curso é voltado para a área profissional, a partir de agora, os alunos estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho.

O curso de massas é o segundo que a Jandira Constante França participa. Há cerca de três meses ela concluiu o de informática e considera estas formações importantes não só para o currículo, mas também como de desenvolvimento pessoal. “Eles nos dão uma oportunidade de renda. Basta irmos atrás, é para todo mundo, só não faz quem não quer”, conta. Jandira já tem planos para o futuro próximo: pretende montar na comunidade uma cooperativa para que as mulheres possam trabalhar e lucrar juntas.

Daniele Dolinski partilha da mesma ideia de Jandira. Assim que soube do curso de massas, se inscreveu. “Não posso ficar parada. Surgiu a oportunidade e preciso me agarrar a ela. Aqui estou aprendendo coisas novas que me serão úteis, posso fazer pizzas, massas, pães. Vendendo estes produtos, ajudo na renda da casa”, diz Daniele, que hoje paga uma parcela de R$ 53,00 na casa conquistada por ela, onde mora com o marido e mais três filhos.

A capacitação sobre preparo de massas é o quinto a ser ofertado no Residencial Costa Rica. Além dele, foram ministrados cursos de confeiteiro, repositor de mercado, informática e auxiliar administrativo. Parte das pessoas que fizeram as capacitações foi aproveitada pelo mercado de trabalho.

Colaboração Assessoria de Imprensa.