Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Rede de Proteção Animal dá dicas para adotar um amigo bicho

(Foto: Valdecir Galor/SMCS) - Rede de Proteção Animal dá dicas para adotar um amigo bicho
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

A Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, divulgou uma série de dicas para pessoas interessadas em adotar um cachorro. O Centro de Referência para Animais em Situação de Risco atende os adotantes em campanha permanente.

O espaço fia na rua Lodovico Kaminski, 1.381, na Cidade Industrial de Curitiba. Basta levar os documentos – CPF, RG e comprovante de residência - e assinar o termo de adoção responsável.

Confira as dicas para adotar um cão:

Como eu escolho o cão que devo levar para casa?

Embora o mais comum seja a escolha pela aparência, Cláudia indica que se preste atenção nas características físicas e no temperamento do animal. “Um exemplo seria escolher um cão dócil e calmo, um pouco mais velho, para conviver ou fazer companhia a uma pessoa mais idosa”, explica a veterinária da Rede de Proteção Animal. No caso citado, não seria uma boa ideia adotar um filhote que pula, mordisca ou pode arranhar.

O animal vai, necessariamente, soltar pelo? Como deve ser o cuidado e manutenção com a pelagem?

Cães de pelo duro (espetado) ou de pelo lanoso (enroladinho) soltam muito menos pelo do que os de pelo curto e denso. “Desta forma, devo pensar se ele ficará dentro ou fora de casa e se estou disposto a limpar uma grande quantidade de pelo diariamente”, aconselha a veterinária. Outra questão é o tempo e cuidado exigido pelo tipo de pelagem, como banho, tosa ou escovação para desembaraçar os nós. Se não houver disponibilidade, a melhor opção será por um cão de pelo curtinho.

Tenho o espaço e estrutura necessários para que o animal que escolhi tenha bem estar e segurança?

Parece algo simples, mas muitas vezes as pessoas só descobrem depois da adoção que o cão é grande demais ou consegue pular o muro ou portão da casa, conta Cláudia. E acabam mantendo o animal preso a uma corrente ou canil, tirando a possibilidade daquele cão ser adotado por quem tem uma residência mais espaçosa ou da qual ele não escape.

Fico o dia todo fora de casa. Posso adotar? 

Claro que sim. Mas saiba que cães são animais extremamente sociais e necessitam ter contato com pessoas ou com outros cães. Para uma pessoa que mora num apartamento e sai todos os dias por mais de oito horas, é preferível que adote um ou dois gatos.

Cães e crianças sempre são uma boa combinação? Que cuidados se deve tomar?

Sim, sempre. Mas mesmo que o cão tenha excelente temperamento, crianças jamais devem ficar sem supervisão de um adulto.

Filhotes ou adultos, como saber qual escolher?

A maior parte das pessoas quer adotar um filhote e criá-lo e educá-lo a seu modo. Porém nem sempre têm tempo ou ânimo de enfrentar todos os problemas como destruição dos móveis ou o xixi fora do lugar. O cão adulto dificilmente terá grandes alterações em seu comportamento. Vantagem para eles, nesse caso.

O que fazer ao adotar um cão vítima de maus tratos?

Um ambiente tranquilo, com pessoas coerentes, influencia muito o comportamento do cão, mas se ele foi mal socializado quando filhote, for possessivo ou muito agressivo, pode ser necessária a ajuda de um profissional especializado. “Tenha certeza que pode lidar com o problema, caso o comportamento não mude”, aconselha.

Já tenho um cão, como escolher o segundo animal?

O ideal, indica Cláudia, é procurar cães que tenham temperamento dócil com outros cães. Também funciona fazer combinações diferentes: se tem em casa um macho menor, adotar uma fêmea de maior porte e vice-versa. Quanto mais parecidos os cães que vão conviver, menos chance de dar certo.

Campanha de Adoção Permanente de Animais

Local: Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) – Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC
Horários: todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Nos feriados, em regime de plantão, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo