Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Reintegração de posse retira 100 famílias de terreno em Campo Largo

Reintegração de posse retira 100 famílias de terreno em Campo Largo

Uma reintegração de posse é realizada na manhã desta quinta-feira (30), em uma área localizada no Jardim Santa Ângela, em Campo Largo. O terreno é de propriedade particular, e há anos, motivo de disputa judicial.

A área total, de acordo com o presidente da Associação de Moradores, Renato de Oliveira, é de 9 mil metros quadrados, e de proteção ambiental. Ele relata que apenas parte do terreno foi ocupado pelas 100 famílias há aproximadamente cinco meses, mas que não foi uma invasão. “Nós recebemos uma doação desta parte em que estamos. A senhora que tem a posse do terreno há mais de 30 anos nos doou uma parte”, afirma.

Nestes cinco meses foram construídas 42 casas, e as outras famílias seguiam em moradias improvisadas. “A gente sempre teve medo, porque sempre fomos ameaçados de despejo. Mesmo com o documento feito no cartório da doação do terreno, sempre fomos ameaçados”, diz Renato. “E, a gente tinha um advogado que nos representava, mas há alguns dias ele disse que estava sendo ameaçado e abandonou o caso. O resultado agora é esse aqui, estamos mais uma vez sendo expulsos. Tem mais de 300 policiais aqui, nós não somos bandidos, só somos pobres”, desabafa.



O presidente da associação afirma que as famílias não têm para onde ir. “Nós vamos voltar para as áreas as margens da sociedade, lá nos fundos de vale. Ninguém aqui tem para onde ir”, relata. “Quem construiu casa vai perder tudo, porque a polícia já avisou que é para tirarmos o que der até meio-dia, porque depois desse horário a máquina vai destruir tudo”.

Ainda conforme Renato, o local deve ser destinado a construção de um condomínio residencial.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Largo informou que acompanha a situação e presta apoio na remoção das famílias.

Polícia Militar

A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar, destacou que  "a reintegração de posse ocorre pacificamente, sem registro de ocorrências. A área é de aproximadamente 3 alqueires na localidade de Santa Ângela, no bairro Ferraria, em Campo Largo."

Aproximadamente 80 pessoas estavam no local e no momento retiram seus pertences. Havia 20 precárias habitações de lona que estão sendo desmontadas.

Atualização

A Prefeitura de Campo Largo emitiu nota sobre a situação.:

Acontece neste momento, na localidade do Santa Ângela, no distrito do Ferraria, em Campo Largo, a reintegração de posse de um imóvel de propriedade da Associação GreenValle. A Prefeitura Municipal de Campo Largo esclarece que, esta reintegração segue determinação da Justiça Estadual conforme despacho por meio de seu oficial de Justiça e da Policia Militar. A Prefeitura do Município de Campo Largo, em nenhum momento, foi intimada oficialmente a participar da reintegração, apenas recebeu a solicitação do Estado, através do ofício Nº 595/2017, destacando o apoio à operação com a disponibilização de meios para transporte dos pertences das famílias que serão desalojadas da área para suas respectivas moradias, em sua maioria moradores da própria região.

Integrantes de diversas secretarias da prefeitura, assim como o Conselho Tutelar do Município, estiveram no local diagnosticando a situação dos ocupantes da área e procurando pedir aos líderes e moradores da ocupação uma saída pacífica do local.

A Polícia Militar informou, na tarde desta quinta-feira, que a operação policial para apoio à reintegração de posse terminou por volta das 14h. As equipes ficaram no local até o fim da tarde. Ainda segundo a assessoria de imprensa da PM, o proprietário da área cercou o local e funcionários da empresa estão no terreno. 

O presidente da Associação de Moradores, Renato de Oliveira, afirmou que as famílias, sem ter para onde ir, retornaram para uma área de risco na mesma região. Elas saíram deste local para o terreno particular.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo