Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Sanepar promove passeio ciclístico de 25 quilômetros em Londrina

(Foto: Divulgação) - Sanepar promove passeio ciclístico de 25 quilômetros
(Foto: Divulgação)

Foram 25 quilômetros pedalados. Do Patrimônio Espírito Santo até a unidade de captação do Rio Tibagi, em Londrina. O trajeto desafiou o técnico em edificações Renê Alex Silveira, que há pouco mais de um ano voltou a pedalar. “Tenho pedalado à noite, depois das 22h, e nos finais de semana”.

Renê foi um dos participantes do passeio ciclístico promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no município, no sábado (19). O passeio faz parte do projeto Ecociclo – Pedale Essa Ideia –, criado pela Sanepar em 2011 para estimular os empregados a utilizarem a bicicleta como meio de transporte. Pessoas de fora da empresa também participam. A atividade integra a programação do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.

Durante o passeio, a agente de educação socioambiental da Sanepar Andréa Fontes chamou a atenção dos ciclistas sobre o impacto que as ações humanas têm sobre a produção de água. Entre os ciclistas estava a agente administrativa Patrícia Lika Ueyama, convidada por Renê. “Foi uma oportunidade para conhecer o serviço de captação de água da Sanepar”, disse.

No Ribeirão Três Bocas, Fontes também mostrou como as chuvas de janeiro mudaram o curso da água. “A impermeabilização do solo e a ausência de mata ciliar, por exemplo, prejudicam bastante os nossos rios. Esses efeitos negativos ficam mais visíveis com as chuvas”, afirma. Na captação da Sanepar, ela falou da relevância da Bacia do Tibagi para o abastecimento público.

 O funcionário da Prefeitura de Cambé Odair José Paviani foi mais um dos participantes do passeio do último sábado. Ele conta que foi convidado pelo empregado da Sanepar Anor Beffa, que mora em Cambé e vai todos os dias de bicicleta para o trabalho em Londrina. “Ele me convenceu a pedalar para recuperar meu joelho que estava machucado. Já faz mais de um mês que comecei e está sendo muito bom. Tenho feito grandes percursos. O último foi de 76 km”, contou Paviani.

(com assessoria de imprensa)