Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Segunda fase da UEL começa sem intercorrências; 650 faltam

(foto: Larissa Fernandes/Rede Massa) - Segunda fase da UEL começa sem intercorrências; 650 faltam
(foto: Larissa Fernandes/Rede Massa)

O primeiro dia da 2ª Fase do Vestibular da UEL registrou a ausência de 650 candidatos, 7,29% do total de 8.911. Neste domingo (4) foram aplicadas as provas de Línguas e Literaturas (Língua Portuguesa, Literaturas em Língua Portuguesa), 10 questões objetivas de Língua Estrangeira. Já o caderno de prova poderá ser apanhado pelo candidato na própria sala, nesta segunda-feira. O resultado final do Vestibular da UEL será divulgado em 24 de janeiro, ao meio dia, no site da Cops

A coordenadora da Cops, professora Cristiane Medina, considerou o índice de abstenção baixo. Segundo ela, duas causas principais para a ausência dos candidatos. Os fatores podem estar ligados à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicada em pelo menos três cidades da região, e ao extravio de documentos. "Nós não tínhamos qualquer chance de alterar a data, por um compromisso com os inscritos e também porque não havia final de semana disponível para a realização da prova em dezembro", afirmou a coordenadora.

Sobre a descentralização do concurso, que este ano não teve provas da 2ª fase no Campus da UEL, ela considerou a experiência como positiva. Neste primeiro dia não foi registrada qualquer reclamação por problemas de acesso ou infra-estrutura. Quinze escolas e faculdades estão recebendo os candidatos - Faculdade Pitágoras (1 e 2), Unopar Piza (1, 3 e 4), Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), Colégio Estadual Vicente Rijo, NEODNA, Colégio Mãe de Deus, Pontifícia Universidade Católica, Centro Estadual Educacional Professora Maria do Rosário Castaldi, Colégio Estadual Antonio de Moraes Barros, Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I e II), e Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON).

Redação 

A primeira prova da 2ª fase apresentou três redações distintas, que exigiram capacidade de resumir, interpretar e desenvolver conteúdos. A primeira redação apresentou o tema "Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade", solicitando um resumo para o candidato. O segundo tema foi uma interpretação da consagrada tirinha da personagem Mafalda, do cartunista argentino Quino. A última proposta apresentou o tema "Avanços Científicos e Tecnológicos", solicitando um texto dissertativo-argumentativo.

Nesta segunda-feira, dia 5, os vestibulandos farão a prova de Conhecimentos Específicos, com 12 questões discursivas distribuídas entre três das seguintes disciplinas, conforme curso do escolhido pelo candidato: Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

No dia 6, terceiro e último dia do Vestibular, serão aplicadas as Provas de Habilidades Específicas (PHE), nos períodos da manhã e tarde, para candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. As provas serão aplicadas na Universidade Pitágoras para 700 candidatos. 



(com informações da Agência UEL)

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo