Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Setor de Operações Especiais do Depen ganha sede própria em Maringá

Sede funcionará na Penitenciária Estadual de Maringá (Foto: Google Street View) - Setor de Operações Especiais do Depen ganha sede própria
Sede funcionará na Penitenciária Estadual de Maringá (Foto: Google Street View)

O Setor de Operações Especiais (SOE) do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) vai ganhar uma sede própria nesta quinta-feira (17), em Maringá. O grupo atua em situações de crise nas unidades prisionais e cadeia públicas nas regiões de Maringá e Cruzeiro do Oeste.

A nova sede fica nas dependências da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e a solenidade terá a presença do diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, representantes do Judiciário, entidades civis, município e demais autoridades locais.

O SOE é uma unidade especializada, que trabalha como primeiro interventor em situações de crise no sistema prisional. No Paraná está presente em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Maringá. Em Cascavel, uma base está em fase de implantação.

Maringá

Composta por uma equipe de 26 agentes penitenciários, o grupo SOE Maringá atua nas penitenciárias e cadeias da região há quase um ano. De acordo com o chefe do grupo, Luciano Brito, foram realizadas 36 missões, em que foram apreendidos centenas de aparelhos celulares e outros materiais ilícitos.

“Sobretudo, trabalhamos impedindo a ocorrência de rebeliões, intervindo para restabelecer a normalidade nas cadeias, realizando a segurança preventiva e preservando a vida”, explicou.

Para integrar o grupo, os profissionais passam por capacitação específica em curso de intervenção tático-prisional. Dentre as atividades ministradas estão uso de armas não letais, como munição de impacto controlado e arma de choque, com o objetivo de conter a crise sem provocar danos à saúde ou risco de vida de quem está sendo contido.

Colaboração Assessoria de Imprensa