Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

TCE revoga cautelar que suspendia obras na Unioeste em Francisco Beltrão

- TCE revoga cautelar que suspendia obras na Unioeste

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) revogou medida cautelar que determinava a suspensão de contrato da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) referente à empreitada por preço global para a execução de obras diversas no Centro de Ciências e Saúde (CCS) do campus de Francisco Beltrão da universidade. A cautelar do TCE-PR estava em vigor desde 11 de agosto.

A revogação da medida foi aprovada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 1º de dezembro. O motivo foi a existência de divergência sobre interpretação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e a comprovação de cumprimento do edital quanto ao atestado de capacidade técnica.

O contrato havia sido suspenso em razão da aplicação da Lei Complementar nº 123/2006 após a fase de habilitação, pois eventual empate ficto deveria ter sido aferido na fase de classificação das propostas, que já estava encerrada; e da habilitação da empresa CPD Reformas e Construções Ltda., pois o edital exigia a apresentação de atestado de capacidade técnica que comprovasse a execução de obra em área igual ou superior a 1.500 metros quadrados em uma única edificação. Mas o atestado apresentado pela empresa vencedora referia-se a obra realizada em cinco edificações, sendo que nenhuma delas, isoladamente, atenderia aos requisitos do edital.

A entidade e a empresa contratada alegaram que a doutrina e a jurisprudência recomendam a aplicação das garantias e prerrogativas da LC nº 123/2006 no caso da microempresa classificada em primeiro lugar ter sido inabilitada; e que os termos "construção", "edificação" e "obra" foram utilizados no edital da licitação como sinônimos.

Colaboração Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo