Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Telêmaco Borba trabalha no controle da população de animais de rua

Prefeitura, UEL e Amahteb trabalham na castração de cães e gatos em Telêmaco Borba (Foto: Divulgação / Prefeitura) - Parcerias buscam controlar população de animais de rua
Prefeitura, UEL e Amahteb trabalham na castração de cães e gatos em Telêmaco Borba (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Preocupada com a superpopulação de cães e gatos de rua, a Prefeitura de Telêmaco Borba firmou parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com a ONG Amigos do Melhor Amigo do Homem de Telêmaco Borba (Amahteb) para combater o problema. Desde agosto do ano passado, quando foram implantadas atividades no Canil Municipal, foram realizadas quase 360 cirurgias de castração de cães e gatos machos e fêmeas.

O trabalho para controlar o número de animais de rua é realizado há alguns anos, com palestras educativas e mutirões de castrações, realizados em parceria com a UEL. Em janeiro, as atividades foram voltadas às famílias que ocuparão o Residencial Atlântico. O objetivo foi esterilizar os animais para que as famílias se mudem com os bichinhos já castrados. Neste mutirão, foram realizadas 43 cirurgias.

O serviço também conta com a parceria da Amahteb, ONG responsável pelo cadastro dos animais que têm condições de passarem pelo procedimento cirúrgico, e que faz o encaminhamento para a cirurgia. O contato com a entidade pode ser feito pelo site da ONG ou diretamente com os voluntários.

“Somente as castrações, como medida isolada, não acabarão com o problema. Precisamos da conscientização das pessoas para que não abandonem ninhadas e animais adultos em vias públicas e mantenham seus animais sempre nos limites de sua residência, para evitar que procriem de maneira indesejada”, afirma a médica veterinária da Prefeitura, Ana Cláudia Natel.

Colaboração da Assessoria de Imprensa.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo