Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Testes gratuitos de saúde funcionam no Carnaval nas praias

Com apenas uma gota de sangue é possível realizar o exame (Foto: Venilton Küchler/SESA) - Carnaval: testes gratuitos de saúde serão oferecidos nas praias
Com apenas uma gota de sangue é possível realizar o exame (Foto: Venilton Küchler/SESA)

Quem estiver no litoral do estado no feriado de carnaval, terá disponível até terça-feira (9), o serviço de testes rápidos, exames e outros serviços gratuitos na orla das praias oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde, assim como distribuição de preservativos. As tendas de atendimento à população estão na praia Central de Guaratuba; no balneário de Caiobá, em Matinhos; e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

Atendimento gratuito será feito em tendas espalhadas pelo litoral (Foto: Kássio Pereira/SESA)

O serviço funcionará normalmente nos feriados, das 8h30 às 17h, e tem o apoio das equipes municipais e regionais de saúde. Os testes rápidos oferecidos são os de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os profissionais também podem aferir pressão arterial, realizar o teste de glicemia e dar os primeiros socorros às vítimas de acidentes com águas-vivas.

O chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco Carlos dos Santos, ressalta os benefícios que esse tipo de serviço traz à população. 

“Facilitamos o acesso da população a uma série de exames importantes e que por vezes não recebem a devida atenção por falta de tempo ou até mesmo por receio”

 Processo

O procedimento para a realização dos exames é feito através de algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva apenas 30 minutos para ficar pronto. Não é necessário agendamento para o processo.

Estatísticas

Desde o início da ação, já foram realizados 10.767 testes nas barracas da Saúde. De acordo com Santos, a iniciativa ainda gera a possibilidade de diagnosticar precocemente doenças que se não tratadas podem gerar muitas complicações.

Colaboração SESA

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo