Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Transporte coletivo recebe novos biarticulados

(Foto: Pedro Ribas/SMCS) - Transporte coletivo recebe novos biarticulados
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Seis novos ônibus biarticulados foram entregues pela Prefeitura de Curitiba para o sistema de transporte da capital. Os veículos começam a circular no começo de abril.

A entrega faz parte das comemorações pelos 326 anos de Curitiba. Desde 2017 foram 163 novos veículos e a previsão é que até o fim do ano o número chegue a 300. Outros 18 biarticulados estão encomendados.

Os veículos são da indústria Scânia, que passou a produzir ônibus biarticulados. Até então, apenas a Volvo fabricava esse tipo de ônibus.

“Estamos trabalhando para que a frota seja totalmente renovada e hoje estamos comprando ônibus Scania, uma concorrência saudável para baratear o custo e melhorar a qualidade dos veículos”, comentou o prefeito Rafael Greca.

A diferença entre os veículos das duas empresas está no motor, que nos ônibus da Scania fica na dianteira enquanto no modelo Volvo está na parte central do ônibus. “É um novo produto que foi testado e autorizado a entrar no sistema de transporte coletivo de Curitiba como mais uma opção de ônibus no perfil biarticulado, competindo diretamente com a única montadora que ofertava esse tipo de veículo até então. Para a renovação da frota isso proporciona maior poder de negociação e demais benefícios por conta do processo natural de concorrência”, avaliou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Novos ônibus biarticulados entregues (Foto: Pedro Ribas/SMCS)Novos ônibus biarticulados (Foto: Pedro Ribas/SMCS) 

Os novos biarticulados, como os 25 da Volvo entregues em março do ano passado, contam com oito câmeras de segurança internas, para monitorar a movimentação dos passageiros dentro dos veículos, e uma externa para ajudar o motorista a visualizar a via. Além disso, têm todos os itens de acessibilidade.

Cada ônibus tem 20% dos bancos reservados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. São dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento de portas, sinalização em Braille que identificam o prefixo do ônibus, mensagem de voz para parada do cadeirante. Toda a iluminação interna é tecnologia LED.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo