Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Três Agências da Receita Federal serão fechadas no Paraná em julho

Foto: Márcio Palma - Três Agências da Receita Federal serão fechadas no Paraná em julho
Foto: Márcio Palma

A partir do dia 6 de julho, as Agências da Receita Federal de Iporã, Laranjeiras do Sul e Loanda terão as atividades suspensas. Uma portaria da Receita Federal do Brasil (RFB) suspende as atividades de 25 agências em todo o país.

A suspensão das atividades destas Agências ocorre em decorrência do cancelamento de dotações orçamentárias no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil e, segundo a Receita Federal, "visa garantir o cumprimento da sua missão institucional frente a essa contenção orçamentária".

Os critérios utilizados para a escolha das Agências foram suas categorias, todas são D (numa escala de A a D), e os baixos índices de atendimentos realizados. No mês de maio/2018, as ARF/Iporã e ARF/Laranjeiras do Sul, unidades jurisdicionadas da Delegacia da Receita Federal (DRF) em Cascavel, apresentaram médias diárias de 10 e 20 atendimentos, respectivamente. Isso representa 3,2% para a ARF/Iporã e 6,5% para a ARF/Laranjeiras do Sul dos atendimentos realizados pela DRF. Já a ARF/Loanda, unidade jurisdicionada da DRF/Maringá, apresentou uma média diária de 21 atendimentos, ou seja, participação de menos de 3% dos atendimentos realizados na DRF.

Ainda de acordo com a RFB, "os impactos para os contribuintes que eram atendidos nestas Agências serão mínimos, pois os atendimentos presenciais vêm reduzindo cada vez mais frente à gama de serviços oferecidos no site da Receita Federal na internet, por meio de acesso ao Portal e-CAC. Hoje o atendimento virtual corresponde a 90% dos atendimentos realizados. Além disso, em relação aos serviços de CPF, os órgãos conveniados (Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) continuarão oferecendo atendimento presencial nestas cidades".

Em caso de necessidade de comparecimento a uma unidade da Receita Federal, os atendimentos serão absorvidos pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da DRF/Cascavel e pelas ARF/Toledo, ARF/Paranavaí e ARF/Umuarama. Nos próximos dias uma portaria regional será publicada orientando para onde os contribuintes devem se dirigir. 

Com informações da Receita Federal do Brasil

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo