Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Tribunal do Crime”: Sete pessoas são presas no litoral

Sete pessoas foram presas preventivamente nesta quinta-feira (11) suspeitas de integrarem dois “Conselhos de Disciplina” do crime em Paranaguá, no litoral. Foram detidos quatro homens e três mulheres, com idades entre 23 e 51 anos, nos bairros Porto Seguro, Vila dos Comércios e Vila São Jorge em Paranaguá.

O grupo criminoso é suspeito pela tentativa de homicídio, no dia 17 de março, contra dois homens. Entre as pessoas presas, duas também foram autuadas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Eles portavam maconha e cocaína.

Durante a Operação Operação Adsumus III, desencadeada pela Polícia Civil (PC-PR), foram cumpridos um total de 17 mandado contra a facção criminosa. Além das sete prisões, 10 ordens de busca e apreensão coletaram informações e provas contra o grupo.

Segundo a polícia, os alvos também serão investigados por furtos contra caminhoneiros, denominados como “vazadas”. Nestes casos, os criminosos roubam a carga com o veículo em movimento, depois varrem, ensacam e vendem os produtos.

Tribunal do Crime

Nas duas opções anteriores, 11 integrantes da mesma organização criminosa foram presos no bairro Porto dos Padres. O grupo era conhecido pela violência com que praticavam os crimes. Integrantes de facções criminosas, os 'disciplinadores' eram responsáveis por julgar, condenar e executar outros criminosos. Eles se autointitulavam  

As vítimas eram asfixiadas e tinham seus corpos esquartejados pelo grupo. Era uma forma de “assinar” o crime e demonstrar que ele tinha sido realizado por membros da organização criminosa. De acordo com as investigações, o grupo praticou quatro homicídios só no ano de 2018.

“Eles mantêm estes conselhos de disciplina para manutenção da ordem dentro da fação”, explica o delegado Nilson Diniz, da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá.

Operação Adsumus

“Adsumus” é uma palavra com origem no latim, que significa "estamos presentes". O termo vem do verbo adsum é usado com a intenção de marcar presença e atenção constante, bem como demonstrar prontidão e confirmar que se está atento aos acontecimentos.

As investigações continuam com o intuito de localizar e prender Cícero Gregori Gonçalves Mattos, 26 anos, o único alvo da operação que permanece foragido.

A Polícia Civil de Paranaguá solicita que as informações – inclusive anônimas – sejam repassadas à delegacia por meio do telefone (41) 3420-3600.

Colaboração PC-PR

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo