Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Unidade aérea da PM já realizou 23 resgates na temporada de verão

(Foto: BPMOA/PMPR) - Unidade aérea da PM já realizou 23 resgates na temporada de verão
(Foto: BPMOA/PMPR)

Desde o começo da temporada de verão, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) – unidade aérea da Polícia Militar do Paraná – já realizou 25 remoções e 23 resgates no Litoral do Estado. Além disso, os helicópteros da unidade atuaram em 89 atendimentos em apoio ao Corpo de Bombeiros e no transporte de 58 vítimas.

As equipes já realizaram 100 horas de voo em operação na faixa litorânea, garantindo a agilidade no atendimento das vítimas. A unidade aérea atua em situações de emergência, como atendimento e resgate de vítimas de afogamento e atendimento em acidentes de trânsito nas rodovias que cortam o Litoral, além de situações eventuais, como missões aquáticas, de patrulhamento aéreo, de cunho ambiental, policial e outros.

“A aeronave é um meio de locomoção que permite rápido deslocamento, independentemente de obstáculos físicos, otimizando os recursos para atender várias ocorrências em pouco tempo, ou seja, pode atender um afogado, encaminhá-lo para o atendimento hospitalar e, em alguns minutos, estar em condições para atender outra demanda”, comenta o comandante da unidade, tenente-coronel Adonis Nobor Furushii.

Em ação

Nos casos de afogamento, por exemplo, as equipes atuam após a primeira intervenção dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros. A estrutura dos helicópteros permite que o atendimento aconteça ainda no ar, durante o encaminhamento das vítimas ao hospital.

Na área de segurança pública, a aeronave auxilia no planejamento e coordenação de policiamento. O monitoramento permite a identificação das áreas mais sensíveis e locais que possam ser utilizados para a prática de delitos.

A base do BPMOA fica em Guaratuba, e quando não estão no ar, os policiais e bombeiros militares da unidade fazem treinamento de tiro policial, utilização de escadas, natação, aplicação de equipamentos, embarque e desembarque, entre outros procedimentos feitos no dia a dia.

Colaboração Operação Verão Paraná 2016/2017