Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Unidades de saúde estarão abertas para vacinação neste sábado

(Foto: Valdecir Galor/SMCS) - Unidades de saúde estarão abertas para vacinação neste sábado
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Quatro unidades de saúde estarão abertas neste sábado (27), das 8h às 12h, para vacinação contra a gripe e a febre amarela, em Curitiba. Os interessados podem ir até as unidades Ouvidor Pardinho (Matriz), Pompéia (Tatuquara), Barigui (CIC) e Osternack (Bairro Novo).

As vacinas são ofertadas também de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde da capital. A estratégia de abrir algumas unidades de saúde neste sábado para ofertar as duas vacinas é uma opção extra para aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante a semana.

Gripe

A campanha da gripe acontece até o dia 31 de maio. Estão sendo vacinadas na rede municipal o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada.

A meta em Curitiba é vacinar contra a gripe pelo menos 90% das 535 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 481,5 mil pessoas.

Febre Amarela

Já a vacina da febre amarela é aplicada em dose única, somente uma vez na vida. O público-alvo são pessoas a partir de nove meses até 59 anos. A dose é contraindicada para crianças menores de seis meses, ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de seis meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Informações Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo