Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Verão: manutenção de piscinas reduz consumo de água

(Foto: AEN)  - Verão: manutenção de piscinas reduz consumo de água
(Foto: AEN)

Com o calor típico do verão, aumenta também a quantidade de água consumida, principalmente no litoral. Apesar da estimativa de mais de 6 mil imóveis com piscinas fixas, de maior porte, na região, são as pequenas – com capacidade de até mil litros – que acabam utilizando mais água, devido à falta de manutenção.

Para diminuir o desperdício e também o valor da conta de água, a orientação da Sanepar é evitar trocar a água da piscina com frequência, já que a cada substituição a fatura irá registrar 30 mil litros a mais por mês.

O técnico químico Luiz Leandro de Vicente, coordenador Industrial da Sanepar, lembra que o uso diário de uma colher de sopa de água sanitária para cada mil litros de água ajuda a mantê-la limpa. “O hipoclorito, componente principal da água sanitária, inibe a proliferação de algas que deixam a água esverdeada, e combate o desenvolvimento das bactérias”, afirma.

A evaporação da água também é natural, mas pode ser reduzida nos períodos sem uso se as piscinas forem cobertas. Além de evitar a evaporação, a cobertura mantém a temperatura da água e reduz riscos de entrada de folhas, insetos e sujeira. Outro cuidado é não entrar na piscina com o corpo ou com os pés com resíduos de areia. Assim, a água se conserva limpa por mais tempo.

Colaboração AEN

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo