Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Verão no Litoral: Sanepar alerta para uso racional da água

(Ilustração: Pixabay) - Verão no Litoral: Sanepar alerta para uso racional da água
(Ilustração: Pixabay)

Além de diversão, o fim de ano no Litoral representa também um período para a atenção no uso racional da água. A Sanepar alerta aos veranistas para que evitem o desperdício de água nesta época do ano.

Durante o período, a produção diária passa de 30 milhões de litros para mais de 80 milhões de litros. Além disso, as estações da Sanepar operam 24 horas por dia. “Estamos preparados para o aumento do consumo, mas é importante que as pessoas adotem medidas de cuidado ambiental com a água, sem desperdícios”, destaca o gerente regional da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.

A orientação é que entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, os veranistas evitem lavar calçadas e carros, bem como não trocar água de piscinas, mesmo as pequenas. “Se todos usarem a água de forma racional ela é suficiente para abastecer o Litoral, mesmo neste período”, reforça o gerente.

Uso racional da água

A Sanepar divulgou ainda algumas dicas de como usar a água sem desperdícios:

  • Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água basta adicionar água sanitária com 2% de cloro ativo, o que é suficiente para deixá-la livre de bactérias e sem aspecto sujo e esverdeado. Deve ser utilizada água sanitária pura, sem aromatizantes e detergentes.
  • Todos os dias, adicionar 10 ml de água sanitária para cada 100 litros de água, ou 100 ml de água sanitária para cada mil litros de água. Após colocar o produto, aguardar pelo menos uma hora para utilizar a piscina.
  • Outra medida importante é cobrir a piscina quando não estiver em uso. A capa ajuda a mantê-la limpa, evitando a entrada de sujeira, pó, folhas e insetos.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou a louça para evitar o desperdício de água.
  • A ducha, após o banho de mar, deve ser rápida. O chuveiro aberto por cinco minutos libera 70 litros de água.
  • Limpe as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros dejetos. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.

Colaboração AEN

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo