Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

"Vida": Nossa Senhora das Graças lança vídeo sobre importância do transplante

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) promoveu na tarde desta quinta-feira (7) uma confraternização com pacientes transplantados, familiares e a equipe médica da instituição, em Curitiba. Além disso, o hospital lançou o vídeo “Vida”, que fala sobre a importância da doação de órgãos e é baseado em uma história real.

Muitas vezes, o transplante de órgãos significa o fim da angústia e a devolução da alegria a pacientes e seus familiares. “Nos reunirmos com nossos pacientes que já passaram há algum tempo ou que acabaram de passar pelo transplante é muito gratificante para todos nós do Hospital. Esse encontro não emociona somente eles, mas todos nós”, comenta o Diretor Executivo do Hospital, Flaviano Feu Ventorim.

Já o vídeo “Vida”, que integra a campanha de conscientização sobre o transplante de órgãos, foi baseado na história real da ex-paciente transplantada de fígado do HNSG, Daphne Fleming, e sua cachorrinha da raça Golden Retriever, que se chama Vida. “Eu só soube de tudo que aconteceu comigo quando acordei. E foi quando ganhei a vida novamente, que a Vida chegou”, lembra a paciente.

Transplantes no Paraná

De acordo com a Central de Transplantes do Estado, 210 transplantes de fígado foram realizados no Paraná até outubro deste ano, sendo 18 foram realizados pelo Serviço de Transplante Hepático do HNSG, que ultrapassou neste ano a marca de mais de 130 transplantes realizados no Hospital.

Os critérios para ser doador são: não apresentar doença maligna ou infecção generalizada, não ter doença transmissível ou ser usuário de drogas. Para que o procedimento seja realizado, doador e receptor devem ter o mesmo tipo sanguíneo e o tamanho do órgão deve ser compatível. O transplante pode ser realizado de duas formas: em intervivos, quando retira-se uma parcela do fígado de um doador vivo, ou cadavérico, quando o fígado vem inteiro de um doador com morte encefálica.

Hospital Erasto Gaertner

Além disso, o Hospital Erasto Gaertner lançou na última semana uma paródia do hit "Despacito", intitulada "5 passitos", que fala sobre a importância de higienizar as mãos. Confira:


Colaboração Louise Fiala