Polícia faz operação contra fraudes em tributos em Pontal do Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (4), para cumprir mandados judiciais, incluindo sequestro e bloqueio de valores que ultrapassam R$ 1 milhão. A ação faz parte da investigação de fraudes em tributos municipais em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. 

(Foto: PCPR)

A PCPR contou com a cooperação da Prefeitura de Pontal do Paraná que identificou indícios de fraudes e solicitou investigação policial. Serão cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de dois servidores efetivos que ainda exerciam funções na administração municipal.

Os mandados estão sendo cumpridos simultaneamente em Pontal do Paraná e Paranaguá, no Litoral do Estado, e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

Durante as investigações, a PCPR identificou as práticas criminosas de peculato eletrônico, corrupção passiva tributária, crime tributário, falsificação de documento público majorado, falsa identidade e associação criminosa. 

INVESTIGAÇÕES- A atual administração do município verificou indícios de fraudes em registros do sistema no banco de dados do controle de tributos municipais e acionou a PCPR.

Durante investigações de alta complexidade, a PCPR apurou que os fatos teriam acontecido entre 2017 e 2019. Foram descobertos indícios de que teriam sido suprimidos diversos tributos de maneira indevida e fraudulenta, contando com o desvio funcional de alguns servidores municipais.

Em troca, agentes públicos teriam recebido vantagens indevidas, tendo as investigações identificado depósitos de valores realizados por contribuinte em conta corrente de servidor comissionado já exonerado.

Informações PCPR

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.