O vazamento de ácido sulfônico após um acidente na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina, provocou a contaminação do rio que abastece a cidade de Joinville.
O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) e, desde que foi detectado o vazamento de ácido sulfônico, o abastecimento de água foi suspenso para mais de 80% dos moradores de Joinville.
Motoristas que presenciaram a batida do caminhão contra um barranco no quilômetro 14 da Serra Dona Francisca contam que o caminhão descia desgovernado e outros veículos tiveram que desviar para não serem atingidos.
O caminhoneiro sofreu lesões moderadas e foi levado ao hospital. Ainda não há detalhes do que teria feito o motorista perder o controle da direção. Assista abaixo ao momento do acidente:
Vazamento de ácido sulfônico em Santa Catarina
O caminhão acidentado transportava carga de ácido sulfônico, material usado na fabricação de detergentes e outros produtos de limpeza.
Com o impacto, a carga vazou e alcançou o rio que abastece Joinville. Diante da contaminação pelo produto químico, a Companhia Águas de Joinville fechou preventivamente a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão.
- Mãe e filha morrem em grave acidente na BR-116
- Caminhão cai em ribanceira de 50 metros e motorista morre
- Menino morre após ser atropelado em Rio Branco do Sul
Um gabinete de crise foi montado entre a empresa responsável pelo abastecimento e a Prefeitura de Joinville parta acompanhar a situação.
O fechamento da estação e a consequente falta de água vai seguir até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.