Uma cartela de anfetaminas, mais conhecida como rebite, foi encontrada na cabine de um caminhão que tombou na BR-376 em Tijucas do Sul (PR), na manhã desta quarta-feira (18).
Caminhão tomba na BR-376
O acidente aconteceu por volta das 9h da manhã e bloqueou as três faixas da pista no sentido Santa Catarina.
O motorista do caminhão, um homem de 28 anos, não soube informar o que aconteceu, dizendo não se lembrar do acidente. Ao verificar o exame toxicológico do condutor, a suspeita de uso de rebite para dirigir aumentou, já que o exame estava vencido.
Quando o caminhão foi destombado, uma cartela de 15 comprimidos de rebite foi encontrada, com apenas três comprimidos intocados. O condutor confirmado ser o dono da substância.
O motorista foi liberado após assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de porte de drogas, devendo responder na justiça.
LEIA TAMBÉM:
- Empresário de 59 anos sequestrado é encontrado em porta-malas
- Obras de recuperação do pavimento interditam BR-376: veja onde
Reincidência
O condutor já havia sido preso pela PRF no Rio Grande do Sul em 2021, quando foi flagrado com 180 comprimidos de rebite. Em 2023, abordado pela PRF no Rio de Janeiro, foi constatado que estava dirigindo há 14 horas sem descanso, tendo sido autuado e o veículo retido.
Rebite: um perigo para os motoristas
A utilização de anfetaminas, conhecidas popularmente como rebite, para realizar viagens sem descanso é uma armadilha para os motoristas.
As drogas causam uma falsa sensação de atenção, podendo levar até mesmo a um quadro de alucinações. Quando o uso é repetitivo, leva a um estado de “apagão”, quando o motorista dorme de olhos abertos, executando atividades completamente sem consciência. Os rebites também causam dependência química e psicológica.