Em janeiro de 2021, as equipes da Guarda Municipal foram acionadas para 4.604 ocorrências. Isso representa uma média de 148 atendimentos por dia.
Em comparação ao ano passado, o número de atendimentos subiu 19%. O trabalho envolvendo a pandemia da covid-19 ajudou neste aumento: foram 894 atendimentos relacionados à doença, a maioria durante o mês de janeiro deste ano.
“A pandemia impôs uma nova prioridade para os guardas municipais: as orientações e fiscalizações de descumprimento das medidas sanitárias que contribuem para frear o avanço do coronavírus”, pontua o secretário interino de Defesa Social e Trânsito e comandante da GM, Carlos Celso dos Santos Junior.
Na sequência, o balanço da Guarda Municipal mostra que o trânsito gerou 830 atendimentos. Condutores dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, malabarismos com veículo, como empinar moto, direção perigosa, corrida em via urbana e veículo transitando pela calçada, foram algumas das ocorrências atendidas.
Apoio a órgãos diversos, como Cohab, FAS, Secretaria do Meio Ambiente, Urbs, Siate, Samu e outros totalizaram 734 ocorrências.
Os atendimentos são realizados com base nas denúncias da população, feitas pelo telefone de emergência 153, do Centro de Operações da Guarda Municipal, nos postos de trabalho dos guardas e nas ações preventivas de patrulhamento.
Abordagens
Abordagens a pessoas suspeitas correspondem a 667 atendimentos da GM em janeiro, além de 153 situações envolvendo tráfico, porte ou uso de substâncias ilícitas e danos (casos de arrombamentos, pichações, tumultos e vandalismos).
Houve 100 ocorrências atendidas de furtos e outras 69 de roubo. Violação de medida protetiva foram 70 ocorrências.
Colaboração Prefeitura de Curitiba