A nova fábrica da Packem em Curitiba vai inaugurar nesta quinta-feira (4)! Localizada no bairro Cidade Industrial, a expectativa é da geração de mais de 100 empregos diretos.
A primeira unidade da Packem no Brasil está instalada numa área de 35 mil m² na Cidade Industrial e com 8.500 m² de área construída. Divididos em três grandes galpões, a nova fábrica da Packem em Curitiba tem capacidade para reciclar 1,2 bilhão de garrafas pet por ano.
Na primeira fase, a fábrica vai produzir flakes (flocos de material PET lavado, picado e moído) — matéria prima usada na produção das big bags sustentáveis. Em um segundo momento, a unidade vai produzir os pellets (grãos de material PET/PCR descontaminado e processado na produção de embalagens food grade) para atender a indústria alimentícia brasileira.
Ao todo, a empresa está investindo R$ 75 milhões nessa nova unidade. “Essa nova unidade de negócios faz parte do planejamento da empresa desde o início do processo de desenvolvimento e produção dos big bags sustentáveis, pois ela completa o nosso projeto de economia circular. Não queremos usar material PET virgem para a produção dos nossos big bags, pois temos tecnologia para isso e, agora, uma fábrica com alta capacidade de produção de PET 100% reciclado”, destaca Eduardo Santos Neto, CEO da Packem.
A empresa já produziu e entregou 2 milhões de big bags sustentáveis nos últimos 12 meses, que estão começando a retornar neste ano para a reciclagem.
Fábrica da Packem em Curitiba vai gerar novos empregos
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a fábrica da Packem prevê a geração de 150 empregos diretos e outras centenas de oportunidades indiretas.
Veja também:
- Fábrica em Curitiba que vai gerar 150 empregos é inaugurada
- Empregos no Paraná: veja lista atualizada de vagas disponíveis
A fábrica vai agregar valor ao projeto de coleta seletiva da cidade de Curitiba, segundo a empresa. O programa Eco Cidadão recolhe cerca de 500 milhões de unidades de garrafas PET por ano.
Por falta de uma recicladora de PET na cidade, a maior parte do material é vendido para outros estados para ser transformado. Agora, a nova recicladora firmará convênio com o programa para reciclar 100% de todo o material PET recolhido na cidade.