Uma idosa de 79 anos foi vítima de um golpe amoroso após acreditar estar namorando o bilionário Elon Musk.
Idosa cai em golpe de suposto “Elon Musk”
A vítima, moradora de Toledo, no Paraná, chegou a gastar cerca de R$ 4 mil em cartões de crédito da Apple a pedido do suposto namorado.
“Ela acreditava estar namorando com o empresário Elon Musk, o qual pedia para que ela comprasse os cartões da sua empresa e, posteriormente, ele viria até o Brasil e lhe traria uma quantidade de dólares”
explicou o delegado da Polícia Civil de Toledo.
LEIA TAMBÉM
- Caminhoneiro bebado na contramão atropela e mata motociclista
- Homem é assassinado com 10 tiros em praça em plena luz do dia
A Polícia Militar (PM) foi acionada após a mulher demonstrar um comportamento incomum em uma loja.
Segundo a PM, ela estava adquirindo diversos cartões de crédito e enviando fotos dos produtos para um número de telefone.
Ao ser questionada, a idosa revelou que os cartões eram um presente para Elon Musk, que segundo ela, era o dono da Apple e viria ao Brasil para encontrá-la.
Investigando o celular da vítima, os policiais descobriram que o suposto “Elon Musk“, era na verdade um golpista, com o telefone com código internacional da Nigéria.
Golpes amorosos na internet: como se proteger
Esse tipo de crime, conhecido como golpe do romance. Os golpistas, geralmente, criam perfis falsos em redes sociais ou aplicativos de relacionamento e se passam por pessoas ricas e famosas para conquistar a confiança das vítimas.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante:
- Desconfiar de promessas exageradas: se alguém que você conheceu online promete dinheiro, presentes ou um relacionamento perfeito, desconfie.
- Pesquisar o perfil da pessoa: verifique se as informações fornecidas são verdadeiras e se a pessoa tem amigos em comum.
- Não compartilhar informações pessoais: evite fornecer dados bancários, senhas ou fotos íntimas para pessoas que você não conhece pessoalmente.
- Denunciar perfis suspeitos: se você encontrar um perfil falso, denuncie-o à plataforma.