Perfil das Cataratas do Iguaçu na internet tem sido alvo de criminosos

Algumas pessoas têm caído no golpe do sorteio. A clonagem do perfil virou caso de polícia

Os golpes na internet estão cada vez mais comuns. Se você ainda não foi vítima, provavelmente conhece alguém que já tenha sido. A um clique, você pode perder seus dados ou até mesmo, ter seu celular clonado. Os bandidos estão tão audaciosos que nem mesmo os atrativos turísticos escapam da ação dos criminosos.

Imagem: reprodução/Tribuna da Massa Foz do Iguaçu

Um perfil falso foi criado em uma rede social, tentando se passar pelo perfil oficial das Cataratas do Iguaçu. Os golpistas praticam o crime enviando mensagens para os seguidores, dizendo que o usuário poderá participar de um sorteio. Nesse momento, eles pedem o nome completo e o número de telefone. Quando a vítima repassa esses dados, os criminosos tentam acessar o WhatsApp e clonar as conversas. Quando conseguem, os bandidos ameaçam o usuário, pedindo dinheiro para não divulgar os dados obtidos. Segundo relatos de uma vítima, os valores vão de 2 a 5 mil reais.

A administração do parque nacional já registrou boletim de ocorrência na delegacia da polícia civil e aguarda que as investigações possam identificar os autores do crime.

A prática faz parte de um cibercrime, nome dados aos crimes cibernéticos que envolvam qualquer atividade ilícita na rede e que pode envolver invasões de sistema, roubo de dados pessoais e acesso a informações confidenciais.

No perfil falso, criado em 27 de dezembro de 2020, podemos observar mais de 2000 pessoas seguindo a página. Além dos seguidores, o perfil publica as mesmas postagens do perfil oficial, o que pode, de fato, confundir quem acompanha a rede. Mas algumas diferenças podem ser destacadas, como o nome do perfil. Na página verdadeira, consta somente Cataratas do Iguaçu, e ao lado do nome, o selo azul, utilizado pela rede social para autenticar a veracidade do perfil. Já a página falsa traz somente o nome de Cataratas do Iguaçu sorteio. A administração do parque nacional reforça a população e aos turistas que não realiza sorteios e que os usuários podem ajudar, denunciando o perfil falso.

Veja mais detalhes sobre este caso na reportagem completa do Tribuna da Massa Foz do Iguaçu e região desta segunda-feira (22):

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.