Danilo Santos Romano, piloto do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9), tinha 35 anos e já acumulava experiência na aviação.
Ele morava em São Paulo e fazia parte da equipe da Voepass desde 2022. Em julho de 2023, foi promovido a comandante após iniciar sua trajetória na companhia como copiloto do ATR72.
Quem era o piloto do avião da Voepass
Formado em Aviação Civil pela Anhembi Morumbi em 2010, o piloto do avião que caiu em Vinhedo acumulava mais de dez anos de experiência, tendo voado em várias companhias aéreas, incluindo a Avianca, da Colômbia, e a Air Astana, do Cazaquistão.
Durante sua carreira, pilotou aeronaves de grande porte, como os modelos Airbus A320 e A330, em rotas tanto nacionais quanto internacionais.
Colegas que trabalharam com Danilo descreveram-no como um profissional dedicado e comprometido com a segurança e eficiência nos voos. Sua trajetória na aviação refletia sua paixão pela profissão e sua busca constante por aprimoramento.
A tragédia do voo 2283 causou a morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Os corpos ainda são retirados dos destroços do avião da Voepass e são levados ao IML de São Paulo, onde uma força-tarefa foi montada para acelerar a identificação das vítimas.
Leia também: