PF combate esquema de pirâmide financeira no Paraná

A Polícia Federal lançou nesta terça-feira (28) mais uma operação que combate esquema ilegal de pirâmide financeira no Paraná.

piramide-financeira-parana
Foto: Divulgação/PM

A Operação Engodo tem como alvo suspeitos de operarem o esquema. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Cascavel, no oeste do Paraná, expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba.

A Justiça também autorizou o bloqueio de três imóveis dos investigados, além de veículos, contas bancárias e ativos financeiros.

Operação no Paraná combate pirâmide financeira

A investigação do esquema ilegal de pirâmide financeira no Paraná começou em novembro do ano passado, quando os agentes descobriram que os suspeitos emitiram e ofereceram ao público valores mobiliários consistentes em contratos de investimento coletivo.

Esse ‘clube’ foi criado e usado para captar economias de investidores para, supostamente, operar na bolsa de valores com a promessa de retorno financeiro bem acima da média de mercado.

No entanto, o clube de investimentos aplicou somente parte dos valores arrecadados no mercado mobiliário – os recursos aplicados normalmente geravam prejuízos.

Pirâmide financeira na mira da PF

De acordo com a Polícia Federal, uma das pessoas investigadas chegou a emitir documentos falsos para as vítimas, como termos de adesão, notas de corretagens, demonstrativos de patrimônio do clube de investimentos e declarações de rendimentos.

Segundo a PF, o crime aconteceu entre 2018 e 2022 e quase 100 investidores registraram as fraudes em boletins de ocorrência. O prejuízo estimado às vítimas passa dos R$ 15 milhões, mas conforme a PF, estima-se que os criminosos fizeram a captação dos recursos tenha superado os R$ 38 milhões.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, como operar instituição financeira sem autorização, induzir e manter investidor em erro, fraudar o investidor e apropriação e desvio.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa