Polícia Militar realiza policiamento preventivo na Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um dos maiores e mais frequentados pontos turísticos do Litoral do Paraná. As praias de areia branca são o destino de centenas de turistas de outros estados, que desejam conhecer a beleza da ilha mais famosa do Paraná. Para preservar a tranquilidade e proteger as áreas de proteção ambiental, a Polícia Militar (PM) possui duas bases no local, uma do 9º Batalhão da PM e outra do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), realizando policiamento preventivo 24 horas por dia.

Foto: Divulgação PMPR

A ação faz parte do Verão Consciente 2020/2021 e está sendo feita desde o início da temporada. As pessoas que estão na Ilha, aprovam o trabalho preventivo. A integração dos policiais militares com a comunidade local é natural.

Comerciantes, moradores e crianças conversavam sobre o movimento na Ilha com a equipe que estava fazendo patrulhamento a pé, composta pelo sargento Cláudio Aparecido de Paula, do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), o cabo Anderson Gonçalves Amorim do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), o cabo Herlon Cesar Siqueira do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), e os soldados Debora Dyana Montagnoli do BPEC e Luciano dos Santos Almeida do 9º Batalhão.

Fernando Boscardin, morador da Ilha, tem proximidade com os policiais militares e elogiou o trabalho preventivo. “A segurança aqui é ótima, tanto que durmo de janela aberta e me sinto muito seguro. Parabéns ao trabalho dos policiais, pois sem a presença deles ficaria muito difícil”, disse.

Anteriormente, quando o policiamento no local era menor, o medo era devido ao tráfico de drogas. Ele conta que construiu um banquinho de madeira próximo ao mar para uma vizinha dele, para poder admirar de perto as ondas. Com o tempo o local se tornou um ponto de uso de drogas. “Com a intensificação da PM isso acabou e a Ilha está muito melhor e mais tranquila do que antes”, afirmou.

Outra moradora que gosta da atuação preventiva da PM é Esdras Sol, natural de Curitiba. Ela tem uma casa na Ilha e percebe a presença constante dos policiais.

O cabo Herlon e seu parceiro de equipe atuam na Ilha desde o início da temporada. Ele destaca que o trabalho em conjunto com os colegas de outras unidades fortalece a segurança na região. “Para nós é uma experiência nova, além do policiamento ostensivo geral, atuar junto com os policiais da Polícia Ambiental e do 9º Batalhão”, afirmou.

O sargento Cláudio, que trabalha no Destacamento da Polícia Ambiental de Nova Brasília, destacou que todas as ações preventivas foram ampliadas, principalmente o patrulhamento a pé e a entrega de pulseirinhas de identificação.

O 9º Batalhão possui uma base na região de Encantadas e faz o policiamento em toda a Ilha, contando com o apoio do Batalhão Ambiental. “A equipe vem desempenhando um trabalho preventivo desde o desembarque dos turistas aqui no trapiche de Encantadas, onde passamos todas as orientações com respeito ao uso de máscara e do álcool em gel e também a questão das pulseirinhas das crianças, sem falar que reforçamos a importância do cumprimento das medidas sanitárias do decreto estadual”, disse o soldado Amorim.

Comércio

A PM está presente nas trilhas, praias, pontos turísticos e matas. Eles atendem chamados de ocorrências e casos, como perturbação do sossego e de risco à vida. Os policiais do Batalhão Ambiental quanto do 9º Batalhão e os que vêm de outras regiões para atuarem pelo Verão Consciente, fazem patrulhamentos nas imediações de residências e, principalmente, de comércios, pois muitas pessoas se reúnem nesses locais.

Fiscalização

Este Verão Consciente tem sido atípico pela pandemia do coronavírus. Sendo assim, os policiais militares passaram a fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias, como uso de máscara, distanciamento social e aglomeração de pessoas. A limitação de horário do funcionamento de estabelecimentos comerciais também está sendo fiscalizada.

Bombeiros

O trabalho preventivo para evitar afogamentos no mar é feito pelos guarda-vidas, nas praias da Ilha do Mel. Foram instalados postos com profissionais e equipamentos necessários para salvamento, busca e resgate. Também foram entregues as pulseirinhas de identificação para as crianças.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.