Uma megaoperação da Polícia Civil deflagrada na manhã desta terça-feira (18) combate uma quadrilha especializada em roubos de carros e adulteração de veículos em Curitiba e na Região Metropolitana.
A ação, que conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), busca cumprir 96 mandados, sendo 27 de prisão temporária e 69 de busca e apreensão.
Ao todo, 260 policiais participam da operação, que tem o objetivo de desarticular a quadrilha e recuperar os veículos roubados.
Investigação revela extensa rede criminosa
As investigações, que duraram cerca de um ano, apontam que o grupo criminoso atuava em diversas cidades do Paraná, como Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Pitanga, além de Jacarezinho, no Norte do Estado, e Chapecó, em Santa Catarina.
Segundo a delegada Anna Karyne Palodetto, a quadrilha atuava de forma complexa, roubando carros em Curitiba e na Região Metropolitana e, em seguida, adulterando os sinais identificadores para revendê-los em outras cidades do interior do Paraná e em estados como Santa Catarina, São Paulo e Alagoas.
Combate ao crime organizado e queda nos índices
A operação se soma aos esforços da PCPR no combate ao crime organizado, especialmente aos furtos e roubos de veículos. O Delegado-Geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destaca a prioridade dada a essa área durante a atual gestão e os resultados positivos obtidos.
- Homem morto após defender casal de homofobia em ônibus é identificado
- Acidente entre três caminhões deixa ferido na BR-376
- Ex-PM e policial civil são presos suspeitos de escoltar traficante
“Além do serviço convencional, aumentamos exponencialmente as operações de repressão qualificada, o que ajudou sobremaneira na redução de 43,5% dos índices desses crimes nos últimos cinco anos”, afirma Rockembach.
Dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) comprovam a queda: em 2018, foram registrados 7.696 furtos e roubos de veículos, enquanto em 2023 esse número caiu para 4.345.