Ex-candidato a vereador tenta invadir STF com explosivos e morre

Um homem, que tentou invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) com explosivos, morreu na noite desta quarta-feira (13). Momentos antes, ele detonou um carro com bombas no estacionamento da Câmara dos Deputados.

stf-explosao
Reprodução/SBT News

As duas explosões aconteceram em um intervalo de cerca de 20 segundos em Brasília (DF). Por volta das 19h30, um ex-candidato a vereador explodiu seu próprio carro no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O dono do veículo e vítima da explosão é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí (SC). Com 98 votos, ele não se elegeu.

Morte em explosão no STF

O homem tentou entrar no prédio antes da explosão em frente ao STF. Além disso, ele mostrou para um vigilante que tinha bombas presas ao corpo e jogou um explosivo embaixo da marquise do edifício.

Na sequência, o homem se deitou no chão e acionou um segundo explosivo na nuca. No momento da explosão, estavam acontecendo sessões de plenário na Câmara e no Senado. As atividades foram suspensas.

STF é evacuado após explosões na Praça dos Três Poderes

O ex-candidato a vereador fez publicações em referência às explosões. No início da noite desta quarta-feira, o homem enviou a seguinte mensagem para ele mesmo: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda”.

VEJA TAMBÉM:

Em seguida, o texto dizia: “Cuidado ao abrir gavetas, armários, estantes, depósito de materiais etc. Início: 17h48 do dia 13/11/2024. O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!”.

A Polícia Federal afirmou que vai abrir um inquérito para apurar as explosões. Nesta quinta-feira (14), haverá uma varredura nos prédios da Câmara e do STF. O Senado Federal suspendeu os trabalhos.

Em nota, o STF informou que os “ministros foram retirados do prédio em segurança”. Além disso, a Corte afirmou que “dois fortes estrondos foram ouvidos”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.