Um homem, que tentou invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) com explosivos, morreu na noite desta quarta-feira (13). Momentos antes, ele detonou um carro com bombas no estacionamento da Câmara dos Deputados.
As duas explosões aconteceram em um intervalo de cerca de 20 segundos em Brasília (DF). Por volta das 19h30, um ex-candidato a vereador explodiu seu próprio carro no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.
O dono do veículo e vítima da explosão é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 em Rio do Sul, no Vale do Itajaí (SC). Com 98 votos, ele não se elegeu.
Morte em explosão no STF
O homem tentou entrar no prédio antes da explosão em frente ao STF. Além disso, ele mostrou para um vigilante que tinha bombas presas ao corpo e jogou um explosivo embaixo da marquise do edifício.
Na sequência, o homem se deitou no chão e acionou um segundo explosivo na nuca. No momento da explosão, estavam acontecendo sessões de plenário na Câmara e no Senado. As atividades foram suspensas.
STF é evacuado após explosões na Praça dos Três Poderes
O ex-candidato a vereador fez publicações em referência às explosões. No início da noite desta quarta-feira, o homem enviou a seguinte mensagem para ele mesmo: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda”.
VEJA TAMBÉM:
- Vídeo mostra momento em que caminhão arrasta carro na BR-116
- Técnico de enfermagem é preso por abusar paciente em hospital
Em seguida, o texto dizia: “Cuidado ao abrir gavetas, armários, estantes, depósito de materiais etc. Início: 17h48 do dia 13/11/2024. O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!”.
A Polícia Federal afirmou que vai abrir um inquérito para apurar as explosões. Nesta quinta-feira (14), haverá uma varredura nos prédios da Câmara e do STF. O Senado Federal suspendeu os trabalhos.
Em nota, o STF informou que os “ministros foram retirados do prédio em segurança”. Além disso, a Corte afirmou que “dois fortes estrondos foram ouvidos”.