Três adolescentes morreram após uma tromba d’água atingir a cachoeira onde aproveitavam a tarde de domingo (17). A tragédia aconteceu em Paranavaí, na região Noroeste do Paraná.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos oito pessoas estavam na cachoeira quando o volume de água aumentou de repente. Quatro banhistas foram resgatados e ainda há uma mulher desaparecida. Os bombeiros continuam no local trabalhando nas buscas.
As três vítimas da tromba d’água na cachoeira em Paranavaí foram identificadas como Pedro Henrique, de 17 anos, Letícia Silva, de 15, e Kauane Duarte, de 16 anos. Os bombeiros ainda procuram por Maria Gessé, de 43 anos.
Os corpos das vítimas já foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) e os velórios e sepultamentos acontecem entre esta segunda (18) e terça-feira (19).
O que é tromba d’água?
Também conhecido como cabeça d’água, a tromba d’água é um fenômeno que acontece quando o nível de um rio, lago ou cachoeira sobe de repente. Ele é registrado quando há chuvas intensas em pontos mais altos do curso de água.
- Tromba d’água arrasta búfalos em rio e deixa família ilhada
- Barqueiro que filmou tromba d’água em Guaratuba relata alívio ao sair de situação
- Qual a diferença entre ciclone e tromba d’água? Meteorologista explica
A orientação dos bombeiros é que os banhistas fiquem atentos quando visitarem locais com risco de tromba d’água. O ideal é sempre ter a companhia de algum guia ou morador da região que tenha experiência na área.
Caso o nível de água apresente algum aumento repentino de volume, o banhista precisa sair da água o mais rápido possível e buscar abrigo nos pontos mais altos às margens de rios, lagos e cachoeiras.