O vice-prefeito de Colombo, Alcione Luiz Giaretton, foi afastado das funções durante uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (29). Ele é suspeito de participar de um esquema de fraude de licitações.
A operação da PF, realizada em Curitiba e Colombo, também resultou no sequestro de imóveis, veículos e aproximadamente R$ 2 milhões. Além de vice-prefeito, Giaretton também é secretário de Educação de Colombo.
A ação teve o objetivo de desarticular uma estrutura criminosa que supostamente atuava no direcionamento de licitações e sobrepreço de livros infantis.
A operação que afastou o vice-prefeito de Colombo mobilizou cerca de 20 policiais federais e os crimes investigados incluem corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais.
Veja também:
- Combate à extração de ouro ilegal: Receita Federal faz operação
- Procon fecha corretora que vendia imóveis que não existiam na internet
Segundo a Polícia Federal, os suspeitos usavam a compra fraudulenta de livro como fachada para desviar recursos públicos. Além disso, durante a operação uma arma de fogo com registro vencido foi apreendida.
As penas previstas, se os envolvidos forem condenados, somam mais de 333 anos de prisão.
O Massa News aguarda um retorno da Prefeitura de Colombo a respeito da operação. O espaço segue aberto também para a defesa de Giaretton.