Quem são as vítimas do avião que caiu em Vinhedo

Com a colaboração de Leandro Zanotto/Rede Massa

Pais, filhos, casais, médicos e profissionais de diversos setores. As vítimas do avião que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9) foram identificadas oficialmente pela Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) com a lista de passageiros e tripulantes divulgada no início da noite de ontem.

vitimas-aviao-que-caiu-em-vinhedo
Foto: Reprodução/Polícia Federal

A investigação das causas da tragédia do voo 2283 pode levar até um ano, mas especialistas acreditam que a formação de gelo na asa pode ter contribuído para o acidente.

Quem são as vítimas do avião que caiu em Vinhedo

  • ADRIANO DALUCA BUENO – Era professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Morava na cidade de Ourinhos (SP) e trabalhava em Ponta Grossa.
  • DANIELA SCHULZ FODRA E HIALES CARPINE FODRA – Eram casados e moravam na cidade de Ubiratã, a 90 km de Cascavel. Daniela era gaúcha da cidade de Santa Rosa e trabalhava como Fisiculturista e Influenciadora Digital. Gravou um vídeo no aeroporto, falando que o casal seguiria para os Estados Unidos. Hilares tinha 33 anos e trabalhava como Policial Rodoviário Federal. Era natural da cidade paranaense de Moreira Sales e trabalhava na cidade de Naviraí no interior do Mato Grosso do Sul, onde o casal também tinha uma residência.
  • DENILDA ACORDI Era moradora da cidade de Três Barras do Paraná, cidade que fica a quase 100 km de Cascavel. Era ministra da eucaristia da cidade, saiu de Cascavel com destino à Brasília, ela estava indo ao Distrito Federal para cuidar de sua mãe, de 92 anos. A empresa da família prestou condolências a vítima de 71 anos.
  • EDILSON HOBOLD – Morador de Marechal Cândido Rondon, tinha 52 anos, era professor do curso de Educação Física no campus de Marechal Cândido Rondon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); atuou por muitos anos como árbitro de judô. Edisol estava a caminho do Campeonato Brasileiro Sub-21, em Lauro de Freitas (BA), onde atuaria na arbitragem como um dos superiores de área.
  • GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA E NÉLVIO JOSÉ HUBNER – eram casados há mais de 25 e moravam na cidade de Toledo, a 45 km de Cascavel. Gracinda, tinha 47 era formada em engenharia química pela Unioeste, mestre e doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuava na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Toledo, e era pré-candidata a vereadora na cidade. Nélvio iniciou sua trajetória na Prefeitura de Toledo em 2011 e atuava como Procurador Municipal. Os dois deixam três filhos.
  • RAQUEL RIBEIRO MOREIRA – era professora de pós-graduação em letras na Unioeste. Morava na cidade de Toledo, a 45 km de Cascavel.
  • ISABELLA SANTANA POZZUOLI – tinha 30 anos, era oficial de mesa da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro. Ela publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando momentos antes de embarcar no voo 2283. Isabela nasceu no Rio de Janeiro e morava no Paraná.
  • SILVIA CRISTINA OSAKI – Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1996. Veterinária e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde dava aulas desde 2009.
  • SIMONE MIRIAN RIZENTAL – ex-professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Simone é ponta-grossense, ex-professora da EJA (Educação de Jovens adultos) e se aposentou na APAE. Morava atualmente em Cascavel.
  • MAURO JUNIOR ZECZKOWSKI SGUARIZI – trabalhava como DJ
  • MARIANA BELIM – médica residente em oncologia no Hospital do Câncer de Cascavel e intensivista na UTI adulta do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Era filha única, tinha se formado médica a um ano, mesmo período que casou.
  • ARIANNE ALBUQUERQUE ESTEVAN RISSO – médica residente em oncologia no Hospital do Câncer de Cascavel. Chegou à instituição no ano de 2022 e Arianne completou o time de residentes no ano seguinte. Era natural da cidade de Rio Preto e seguia para um congresso médico em São Paulo. Ela era casada e morava com o marido que é de Fernandópolis em Cascavel.
  • LAIANA VASSATA – Laiana tinha 32 anos, viajaria com o marido Fábio Bigolin em voo da VoePass, mas embarcou sozinha, para encontrá-lo em São Paulo, já que ele antecipou seu embarque. Ambos iriam para um casamento. Laiana era advogada.
  • ADRIANA SANTOS – era cartorária e graduada em Direito. Destino final da cascavelense era Maceió, no estado de Alagoas, onde ela prestaria concurso. Era casada, mas embarcou sozinha no voo.
  • ANA CAROLINE REDIVO – formada em 2014 em Administração na Unioeste, atualmente trabalhava como nutricionista, em Cascavel. Os pais delas moram na cidade vizinha de Santa Tereza do Oeste, ela cresceu com a família.
  • ANTÔNIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR e KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI – Antonio Deoclides Zini Junior, ex-goleiro do Cascavel Futsal, estava no avião com esposa, Kharine Gavlik Pessoa Zini, fisioterapeuta, moradores de Cascavel. Zini iniciou sua carreira no Tuiuti Esporte Clube e depois passou pelo Cascavel Futsal. Com grande futuro como atleta, ele optou em deixar as quadras para se dedicar as empresas da família, uma transportadora e uma rede de postos de combustíveis. O casal deixa dois filhos, de oito e dez anos.
  • RENATO BARTNIK E MARIA VALDETE BARTNIK – Os dois eram casados. Maria tinha 61 anos e Renato 35 anos. O casal estava indo para o Rio de Janeiro visitar o irmão de Renato. Maria era dona de casa e Renato aposentado, mas continuava trabalhando como caminhoneiro. O casal deixa três filhos. A filha, Tatiane Bartnik, foi até o aeroporto de Cascavel após a notícia da queda para receber notícias sobre o estado de saúde dos pais.
  • DEONIR SECCO – era casado e morava em Cascavel. Professor do curso de Engenharia Agrícola no campus de Cascavel da Unioeste. Era graduado em Agronomia e doutor na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria. Na Unioeste, Deonir Secco atuava na graduação e no programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura desde 2010, sendo um de seus idealizadores e do qual foi coordenador no período de 2010 a 2012. Coordenava também o laboratório de Física do Solo (Lafis) e foi líder do grupo de pesquisa sobre manejo de solos para sustentabilidade de cultivos agrícolas.
  • ELIANE ANDRADE FREIRE – era farmacêutica e trabalhava como supervisora de Garantia da Qualidade de uma empresa fabricante de medicamentos que tem sede cidade de Toledo, a 45 quilômetros de Cascavel. Formada em Farmácia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e especialista em homeopatia, a farmacêutica Eliane Andrade Freire estava indo visitar a família.
  • JOSÉ ROBERTO LEONEL FERREIRA – Leonel é muito conhecido em Cascavel dono do Centro de Imagem instalado na cidade em 1994. Se formou em medicina na Universidade de Taubaté, fez residência em radiologia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e se tornou mestre em Engenharia Biomédica. O profissional atuava como membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e como Professor Assistente do Curso de Medicina e Residência Médica na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O médico seguia para São Paulo, onde visitaria e passaria o Dia dos Pais com o filho.
  • HADASSA MARIA DA SILVA e LEONARDO HENRIQUE DA SILVA – formada em Ciências Contábeis no campus de Cascavel da Unioeste. Ela estava no avião acompanhada do marido Leonardo. O casal morava em Cascavel, mas é da cidade de Nova Fátima, na região norte do Paraná. Leonardo era acadêmico do 6º período de Educação Física
  • SARAH SELLALANGER – Sarah, nasceu em Cascavel, além da cidade também tinha residência em Ribeiro Preto, no interior de São Paulo. Desde de 2020, pediatra, atendia no pronto-socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, HUOP.
  • MAURO BEDIN E ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA – casal era da cidade de Guairá no Noroeste do Paraná. Mauro Bedin, trabalhava na Gerência Comercial Sudoeste da Sanepar, em Guaíra. Ele tinha 33 anos de companhia como servidor público. Ele e a namorada, Rosângela Maria, viajaram até Cascavel, que fica a 144 km da cidade em que moram, para pegar o voo pois estavam viajando de férias.
  • RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS E LIZ IBBA DOS SANTOS (pai e filha) – Rafael tinha 41 anos, trabalhava como servidor do Ministério Público na área de Programação e morava em Florianópolis, Santa Catarina. A filha Liz, de apenas três anos, morava com a mãe em Cascavel. Segundo familiares, Rafael tinha ido a Cascavel para buscar a menina para passar o Dia dos Pais com ele na capital de Santa Catarina. Ele e a mãe da criança tinham guarda compartilhada.
  • ADRIELLE COSTA E LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO (mãe e filho) – ambos moravam em Cascavel Adriele trabalhava em um Laboratório. Lucas era estagiário da Secretaria da 1ª Vara de Família e Sucessões, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de Cascavel. Ele completaria 22 anos no próximo dia 20 de agosto e atuava há quase dois anos no Tribunal paranaense.
  • ALIPIO SANTOS NETO – Alípio era morador de Uberlândia e trabalhava em uma empresa de processamento de proteína animal e estava em Cascavel (PR) a trabalho. Ele retornava para casa.
  • ANDRE MICHEL – tinha de 62 anos, era representante comercial, natural de Campo Bom (RS). Era casado e tinha uma filha. Tinha ido até Cascavel a trabalho, participou uma convenção de vendas na cidade e retornava para casa.
  • DIOGO AVILA – tinha 42 anos, era casado e morava em Florianópolis. Sua ida a Cascavel foi a trabalho. Desde de 2019, atuava como gerente de vendas regional de uma empresa farmacêutica.
  • REGICLAUDIO FREITAS – empresário, Regiclaudio Rodrigues de Freitas era dono de uma empresa de construções em Limoeiro do Norte (CE), cidade localizada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza. Ele estava em Cascavel para uma convenção. No dia anterior ao acidente, postou uma foto no local do evento.
  • WLISSES OLIVEIRA – morador Fortaleza, no Ceará, o empresário Wlisses Dutra de Oliveira era sócio de Regiclaudio Rodrigues de Freitas, ele também estava em Cascavel para participar de uma convenção.
  • RONALDO CAVALIERE – tinha de 43 anos, morava em Maceió (AL). Era representante comercial de vendas. Natural de Ubatuba, no interior de São Paulo. Ele tinha Cascavel para participar de uma convenção de vendas da empresa que trabalhava. Segundo amigos, ele tinha mais de 20 anos de experiência na área.
  • THIAGO ALMEIDA PAULA – Thiago, natural de Fortaleza, residia há vários anos em Mossoró no Rio Grande do Norte. Ele também era representante de vendas e segundo familiares e amigos estava em voo para São Paulo, de onde seguiria para Recife antes de retornar a Mossoró.
  • JOSÉ CARLOS COPETTI – José tinha 45 anos, estava viajando a trabalho. Ele era gerente de logística e morava em Jacareí. Nas redes sociais a filha dele Nicole Copetti, 24 anos, que mora em Dublin, na Irlanda, escreveu: “Deus tem planos difíceis da gente entender, sua partida repentina é realmente um deles”.
  • MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA E JOSÉ GLOVES ARRUDA – Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, 74 anos, e José Cloves Arruda, 76 anos, eram casados e tinham uma filha. Eles moravam em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Segundo familiares, eles foram visitar uma parente que é professora da Faculdade Federal do Paraná, em Toledo, ao lado de Cascavel, e estavam voltando nesta sexta para casa.
  • LUCIANI CAVALCANTI – era representante comercial e morava na cidade de São Paulo
  • PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO – Era analista de pesquisa de mercado, morador de Bom Jesus dos Perdões (SP).
  • RAPHAEL BOHNE – Era empresário nascido em Imperatriz no Maranhão, mas residia na cidade Euzébio no Ceará.
  • LUCIANO TRINDADE ALVES – Trabalhava como colorista e era morador do bairro Selecta, em São Bernardo do Campo (SP).
  • ROSANA SANTOS XAVIER – tinha 23 anos, morava na cidade de Franco da Rocha (SP). Rosana chegou segundo familiares a mandar WhatsApp para os pais que estava com medo.
  • DANILO SANTOS ROMANO – tinha 35 anos, era o piloto do avião da Voepass; morava em São Paulo e trabalhava na companhia aérea desde 2022. Em uma descrição feita por ele, em uma rede social, explicava que possuía mais dez anos de experiência na área, voando vários modelos de aviões, inclusive em rotas internacionais. De acordo com a empresa na VoePasss ncomeçou como copiloto de ATR72, passando a comandante em julho de 2023. Ele já havia atuado em outras companhias, entre elas a colombiana Avianca e a Air Astana, do Cazaquistão, e pilotado aeronaves maiores, como Airbus A320/A330, em rotas nacionais e internacionais. Colegas no piloto nessas empresas o descreveram como “dedicado”. Romano se formou em aviação civil pela Anhembi Morumbi em 2010.
  • HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA – copiloto do avião da Voepass, tinha 61 anos. Era morador da cidade de Jandira, no interior de São Paulo. Ele deixou a esposa e três filhos. Silva estava na empresa há quase cinco anos e tinha mais de 5 mil horas de voo, segundo a Voepass.
  • DÉBORA SOPER AVILA – tinha 29 anos era comissária de bordo do avião; gaúcha, era natural de Porto Alegre. Em uma rede social a profissional se descrevia como uma “apaixonada pela aviação”. A comissária trabalhava desde março de 2023 na Voepass. Formada em gestão de recursos humanos, Débora já havia trabalhado em outra companhia aérea entre 2018 e 2019.
  • RUBIA SILVA DE LIMA – tinha de 41 anos era comissária de bordo do avião da Voepass; trabalhava na companhia aérea havia 14 anos e morava em Ribeirão Preto (SP) cidade do interior onde está localizada a sede da companhia aérea. Estava na companhia desde 2010. Foi agente de aeroporto e depois promovida a comissária, que era seu sonho, segundo afirmou o CEO da Voepass Eduardo Busch em coletiva nessa sexta-feira, 9.
  • CONSTANTINO THÉ MAIA – Potiguar, tinha viajado a trabalho para Cascavel para participar de convenção do Grupo Ghelplus. Empresa publicou nota lamentando a tragédia e confirmando que um colaboradro estava entre as vítimas.
  • TIAGO AZEVEDO
  • IOSLAN PEREZ
  • JOSGLEIDYS GONZALEZ
  • ROSANGELA SOUZA
  • MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
  • MARIA PARRA
  • PAULO ALVES
  • RAFAEL ALVES
  • RENATO LIMA

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.