Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Confira o perfil dos finalistas do concurso para secretário da educação em Londrina

(foto: Divulgação) - Veja o perfil dos finalistas do concurso para secretário de Belinati
(foto: Divulgação)

Terminou nesta quinta-feira (8) a fase de sabatina com os candidatos ao cargo de secretário de Educação de Londrina, em processo conduzido pelo prefeito eleito Marcelo Belinati (PP) em parceria com o Instituto Vetor Brasil.

Foram ouvidos seis profissionais classificados entre os 129 inscritos. A sabatina foi feita por profissionais de educação, professores e diretores de escolas municipais, pais de alunos da rede municipal e servidores da Prefeitura.

Entre os selecionados, dois são de Londrina e outros quatro de fora.

Dirk Thomaz Schwenkow é presidente da DiretoBrasil, empresa de consultoria com sede em São Paulo e tem passagens como diretor em empresas da Alemanha, Espanha e Áustria.

Geraldo Grossi Junior ocupava o cargo de diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação (MEC), e já atuou como presidente do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso.

Luciano Rudnik possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), já atuou como coordenador pedagógico do Colégio Universitário e atualmente é gestor de Educação no CEBRAC.

Maria Tereza Paschoal de Moraes é advogada e foi candidata a vice-prefeita em Ourinhos (SP) pelo PSDB.

Matias Gonsales Soares ocupou cargos políticos como a secretaria estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul e a presidência da Companhia de Gás do mesmo estado (MS-Gás).

Quem fecha a lista é Rosana Daliner Marchese, mestre em Educação pela Universidade Estadual  de Londrina (UEL) e assessora pedagógica de alfabetização e linguagem da Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Próximas etapas

Estes profissionais aprovados na sabatina devem passar por uma nova etapa, uma banca avaliadora formada por profissionais de educação de renome, em condições de avaliar os nomes a serem enviados para a decisão do prefeito. Esta avaliação, que ocorrerá de forma virtual, está agendada para a próxima quarta-feira (14), das 17h às 21h.

O objetivo é avaliar os candidatos sabatinados, examinando suas experiências e competências para exercer o cargo de Secretário Municipal da Educação. A banca será composta por seis membros.

Por fim, uma lista com os candidatos selecionados pela banca será entregue ao prefeito eleito Marcelo Belinati, que escolherá o novo secretário de educação. Essa lista será encaminhada ao prefeito até o dia 17 de dezembro.

A banca avaliadora, na próxima etapa, será formada por profissionais de educação de renome, em condições de avaliar os nomes a serem enviados para a decisão do prefeito.

A banca será formada pelo professor da FGV-Rio, ex-ministro da Educação, Henrique Paim; pelo secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares; pela ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno; pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Paulo Schmidt; pela ex-Secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Joane Vilela; e pela representante da entidade Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo