O cônsul honorário da Coreia do Sul no Paraná, Cristian Kim, promoveu uma recepção no Clube Curitibano, em Curitiba. O evento reuniu autoridades, empresários e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Ásia, fortalecendo os laços diplomáticos e culturais entre os dois países.
Segundo Kim, os principais pilares de sua atuação são a educação, a tecnologia e a cultura, e o evento foi uma oportunidade para firmar alianças estratégicas.
Relações diplomáticas e comerciais em destaque
Durante o encontro, a embaixadora Ligia Scherer, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (EREPAR), destacou os 65 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Coreia do Sul.
Scherer enfatizou que a Coreia do Sul é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, com foco em áreas como inteligência artificial, energias renováveis, educação e alta tecnologia. Em 2023, o comércio bilateral entre os dois países movimentou US$ 10,45 bilhões, fortalecendo ainda mais essa parceria.
Presenças ilustres reforçam intercâmbio cultural
A presença de Bon Il Koo, cônsul de Assuntos Políticos da Coreia do Sul, e de outros representantes do empresariado paranaense e da Câmara de Comércio Brasil-Ásia, mostrou o potencial de crescimento nas áreas de intercâmbio cultural e negócios.
- ANTT divulga edital de concessão de rodovias no Paraná
- Sessões da Assembleia Legislativa são suspensas até outubro
O cônsul Cristian Kim também destacou a importância da pesquisa “Coreanos no Paraná”, que visa promover o engajamento da comunidade coreana local.
Potencial de crescimento no Paraná
Com investimentos significativos da Coreia do Sul no Brasil, especialmente no Paraná, setores como tecnologia e agricultura têm ampliado o leque de cooperação entre os dois países.
O Paraná, como um dos principais estados beneficiados por essa relação, já conta com várias aberturas de mercado para produtos agrícolas voltados para o país asiático em 2023, o que reforça a importância do intercâmbio comercial.