Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF

Nesta quinta-feira (5), o presidente Lula confirmou a indicação de Cristiano Zanin, de 47 anos, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado, que defendeu o presidente em processos da Operação Lava-Jato e era o mais apontado para a indicação, assumirá a vaga de Ricardo Lewandowski, aposentado desde abril.

cristiano-zanin-stf
Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

Após a nomeação de Lula, cabe ao Senado Federal decidir se aprova ou não o nome de Zanin para o cargo. Antes da votação dos senadores, o advogado deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Pelas regras atuais do STF, os ministros deixam o cargo de forma obrigatória ao completarem 75 anos. Sendo assim, se Zanin for aprovado pelo Senado, ele poderá ser ministro da Corte até 2050.

Para a imprensa, Lula afirmou que Zanin vai ser um “grande ministro” do STF.

“Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar.”,

declarou Lula nas redes sociais.

Quem é Cristiano Zanin?

Cristiano Zanin Martins é natural de Piracicaba (SP) e é formado em direto pela PUC de São Paulo. O advogado é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Zanin é advogado de Lula desde 2013 nos processos da Operação Lava-Jato. Por meio de recursos assinados por Cristiano Zanin, o presidente teve a anulação em condenações pelo Supremo Tribunal Federal.

O advogado é casado com Valeska Teixeira Zanin Martins. com quem mantém um escritório com sedes em São Paulo e Brasília. Valeska é filha de Roberto Teixeira, que é membro fundador do Partido Trabalhista (PT), que também foi advogado de Lula.

Veja também:

Em setembro de 2022, Zanin chegou a ser apontado como suposto líder de um esquema de fraudes no Sistema S (Senac, Sesi e Senai), em desdobramentos da Lava-Jato. Entretanto, as investigações foram anuladas pelo STF.

Com supervisão de Luana Lopes.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.