A Câmara de Curitiba aprovou nesta semana a sugestão ao Executivo para a implantação da tarifa zero natalina, total ou parcial, no transporte público da capital.
Autor da iniciativa, o vereador Dalton Borba (PDT) justifica a sugestão apontando a necessidade de ampliar o acesso da população às áreas comerciais e à região central de Curitiba.
O objetivo é fomentar as compras de Natal, impulsionando a economia local e a arrecadação de impostos com o aumento
Borba também aponta que, com a tarifa zero natalina, o uso do transporte coletivo deve ser maior, melhorando o trânsito na área central com a possível redução no número de veículos em circulação.
Tarifa zero natalina em Curitiba
“A medida está prevista na Constituição Federal, que prevê a mobilidade como um direito, além da geração de empregos como um princípio da livre iniciativa, o que leva a concretude de medidas de erradicação da pobreza, que é fundamento da República”, explica Borba.
- Lei que exige curso superior nas carreiras da PM e BM é sancionada no Paraná
- Cartão de ônibus pré-pago de Curitiba fica 25% mais barato; veja novo valor
- Curitiba terá temperaturas acima dos 32°C no fim de semana
O vereador ressalta que a cidade de Rolândia, no norte do Paraná, conseguiu implementar a tarifa zero e acredita que Curitiba também poderia adotar essa medida no fim do ano.
A sugestão ao Executivo indica que, caso não seja possível a tarifa zero total, seria possível aplicá-la de forma parcial, em determinados horários ou regiões.