A sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta segunda-feira (9) terminou em discussão e bate-boca entre deputados com a casa lotada.
Mais de 100 integrantes de uma igreja evangélica participavam de manifestação contra a liberação do aborto, quando os deputados foram ao plenário para discursar sobre o tema.
Enquanto Tito Barichello (União Brasil) falava, o deputado Renato Freitas (PT) abriu uma transmissão ao vivo em uma rede social para criticar a fala do colega parlamentar.
Quando subiu ao plenário, Renato Freitas chamou os manifestantes de hipócritas, o que gerou revolta entre deputados e o público que acompanhava a sessão.
Neste momento, o presidente da casa, Ademar Traiano (PSD), interrompeu o discurso do petista, pedindo para o deputado manter respeito o respeito aos presentes. Sob vaias, Freitas não gostou e o bate-boca esquentou.
Bate-boca entre deputados do Paraná
Traiano ordenou que cortassem o microfone do deputado do PT, quando Renato Freitas se revoltou e tentou utilizar outros microfones da Assembleia para rebater as falar do presidente da Casa. A gritaria tomou conta do ambiente.
Após o episódio, o presidente da Alep exigiu que a Comissão de Ética abra um novo procedimento contra o deputado Renato Freitas por quebra de decoro parlamentar.
Ao termino da sessão, o líder da oposição, deputado Requião Filho (PT), denunciou que Renato Freitas teria sofrido injúria racial após um comentário vindo dos manifestantes e pediu outra investigação.
Em suas redes sociais, Renato Freitas alegou que mais uma vez o presidente da Assembleia tentou censurá-lo.
“Mais uma vez o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, tenta me censurar.
Ao denunciar a hipocrisia religiosa daqueles que falam em paz, mas no seu íntimo praticam a guerra, o deputado Ademar Traiano tomou as dores para si e desligou meu microfone.
No parlamento, a maior função dos deputados é parlar, falar, manifestar suas posições políticas, e quando esse direito é ameaçado ou retirado, a própria democracia é que está em risco”,
postou o deputado nas redes sociais.