Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Domingo é dia de eleições em três cidades paranaenses

(Foto :Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas) - Domingo é dia de eleições em três cidades paranaenses
(Foto :Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)

Eleitores de Congoinhas, Japira e Rancho Alegre voltam às urnas no próximo domingo (9) para escolher seus prefeitos e vice-prefeitos. Treze mil pessoas são esperadas nas eleições suplementares, realizadas das 8h às 13h.

 O novo pleito acontece nos municípios por motivos diversos. Em Congonhinhas o prefeito Luciano Merhy (PTB) e seu vice, Carlos Tansini da Silva (MDB), foram cassados. Eles tiveram os registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho deste ano, com base na lei da Ficha Limpa, por abuso de poder econômico praticado em 2008.

O prefeito eleito em 2016, Walmir Wellington da Silva (DEM), faleceu no ano passado em um acidente de carro. Por essa razão, o vice, José Geraldo Santos (DEM), assumiu a administração do município, mas foi cassado pela Câmara Municipal por infração político-administrativa.

Já em Rancho Alegre, na Região Metropolitana de Londrina (PR), a chapa da prefeita Darlene do Prado Moreira (MDB) e de seu vice, Valter Aleixo da Silva (PDT), foi cassada por infrações na campanha de 2016. Neste domingo, os 2.971 eleitores do município irão às urnas para escolher entre três candidatos.

Justificativa

Desta vez não serão instaladas mesas para recebimento de justificativas no dia da eleição. O eleitor deve apresentar o Requerimento de Justificativa pós-eleição no prazo de 60 dias após o pleito, exceto para o eleitor que se encontrar no exterior, que terá o prazo de 30 dias, contados do seu retorno ao país, para justificar.

O Tribunal Regional Eleitoral informou ainda que os candidatos e partidos que participam das eleições suplementares devem prestar contas à Justiça Eleitoral até as 19 horas do dia 14 de dezembro, por meio do Sistema SPCE – Eleição Suplementar 2016. Os cartórios eleitorais envolvidos funcionarão em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, até 19 de dezembro.

A decisão que julgar as contas dos candidatos será publicada em até três dias antes da diplomação, que deve ocorrer até 16 de janeiro de 2019.

Colaboração TRE

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo