Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos, contra 48,8% de Lula, aponta Instituto Veritá

Pesquisa realizada pelo Instituto Veritá divulgada neste domingo (16) mostra que o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) está à frente na corrida pelo Palácio do Planalto. O atual presidente aparece com 51,2% dos votos válidos, contra 48,8% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta é a primeira pesquisa nacional do Instituto para o segundo turno.

Foto: Reprodução/EBC

Os números apresentados no levantamento referem-se ao cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos às pessoas que respondem aos questionamentos.

O Instituto também apurou o número de indecisos e de quantas pessoas já sabem para quem deixará seu voto no dia 30 de outubro. Neste ponto, 93,5% dizem ter certeza em quem votarão, enquanto 4,5% dos entrevistados dizem ainda estarem indecisos; outros 2,2% responderam que ainda podem mudar de decisão até o dia da eleição, embora já tenham definido um candidato.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados não têm à sua disposição o nome dos candidatos, 47,3% disseram votar em Bolsonaro, ante 44,9% de Lula. Outros 6,5% pretendem se abster, enquanto brancos e nulos somam 1,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de outubro com 5.528 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 04850/2022.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.