A Justiça negou o pedido de censura impetrado pela candidata à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml (PMB), contra o portal Massa News. A candidata acusou o portal de divulgar informações falsas com relação a matéria que conta sobre a proposta que tem como objetivo cobrar passagens de ônibus mais caras para quem mora na periferia.
Na decisão do juiz eleitoral Marcelo Mazzali, contudo, o magistrado cita o plano de governo da candidata e explica que a proposta relacionada ao transporte público é “exposição genérica e inserida no plano das ideias, sem o devido esclarecimento no que consistiria e como se implantaria a cobrança de passagens proporcionais”.
O juiz eleitoral esclarece que “a ausência desse aprofundamento na proposta de governo causou a apontada interpretação impugnada (situação similar e igualmente verificada em diversos portais de informação), motivo pelo qual caberá à própria representante complementar as informações mediante utilização de seu tempo de horário eleitoral gratuito e de suas redes sociais para adequadamente esclarecer o eleitor a respeito do conteúdo da publicação e de seu plano de governo.”
- Passagem de ônibus pode chegar a R$ 23 com proposta de Graeml
- Curitiba terá ônibus de graça no segundo turno das Eleições 2024
Com base na avaliação do conteúdo da matéria do portal Massa News e a proposta apresentada no plano de governo de Cristina Graeml, o magistrado negou o pedido de direito de resposta e julgou improcedente o pedido de suspensão da divulgação do conteúdo.
Plano de governo de Cristina Graeml sobre o transporte público
O plano de governo da candidata Cristina Graeml tem o seguinte trecho sobre o transporte público:
“Passagem Proporcional e Integração Temporal: Buscaremos a implementação de cobrança de passagens proporcionais ao uso do transporte público, incentivando o uso racional e garantindo maior justiça tarifária. Além disso, buscaremos a adoção do modelo de integração temporal, permitindo que os usuários façam múltiplas viagens com uma única tarifa dentro de um período determinado”
plano de governo de Cristina Graeml.
Com base nessas informações, a proposta da candidata indica que os curitibanos que moram mais longe do centro pagariam mais caro pela passagem de ônibus na comparação com os moradores dos bairros mais nobres, embora utilizem o mesmo ônibus.
Em programas eleitorais recentes, Cristina garante que vai baixar o valor máximo da tarifa para R$ 5,75, mas não entra em detalhes de como pretende reduzir o valor da tarifa. A queda no preço da passagem de ônibus em Curitiba não faz parte do plano de governo da candidata registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).