Marque no calendário! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o calendário oficial das eleições municipais de 2024 (veja no fim da matéria). Entre os itens da lista, estão as datas do primeiro e segundo turnos.
O Paraná chegou a 8.645.891 de eleitoras e eleitores, o que representa um crescimento de 2,04% em relação ao eleitorado de 2022. Curitiba é a cidade no estado com o maior eleitorado (1.423.722 pessoas).
O local de votação com o maior número de eleitores aptos é o Colégio Anglo Americano, em Foz do Iguaçu, com 13.478 votantes. Em segundo lugar, aparece a Universidade Tuiuti do Paraná (Campus Barigui), em Curitiba, com 12.497 votantes.
Veja também:
- Projeto de Lei institui meia-entrada a mesários nas eleições
- Eleições 2024: veja as regras da campanha eleitoral
Eleições municipais de 2024
- De acordo com o TSE, a propaganda eleitoral começa no dia 16 de agosto e vai até as 22h do dia 5 de outubro. A circulação paga ou impulsionada na internet deve acabar até 4 de outubro.
- A data-limite para o TSE divulgar na internet os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido político, calculados sobre o total de candidaturas que constaram de pedidos coletivos e individuais, para a destinação dos recursos dos fundos partidário e eleitoral, é 20 de agosto;
- De 30 de agosto a 3 de outubro, haverá a veiculação do Horário Eleitoral Gratuito;
- A partir de 3 de setembro estará disponível o serviço de consulta à seção de votação (no e-Título ou internet);
- Os candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito a partir de 21 de setembro;
- A partir de 1º de outubro, eleitores não poderão ser presos, salvo em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto;
- No dia 6 de outubro, acontecerá o primeiro turno das Eleições 2024. Se for necessário, o segundo turno está agendado para 27 de outubro.