Os eleitores sem cadastro biométrico não serão impedidos de exercer seu direito ao voto. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível se identificar com um documento oficial com foto.
Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, com o documento. De acordo com o TSE, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar.
Desde que o eleitor esteja com o título regular, basta apresentar um documento oficial com foto aos mesários para votar nas Eleições 2024.
Os documentos que serão aceitos como forma de comprovação da identidade do eleitor no dia da votação são:
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Não será admitida certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade no momento da votação.
Eleitores sem cadastro biométrico podem votar
Já para que você possa se identificar pelo e-Título, o seu perfil no aplicativo precisa vir com foto. A imagem só ocorre mediante o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral. Caso a fotografia não apareça na versão digital, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.
VEJA TAMBÉM:
- Confira quais são os temas proibidos na propaganda eleitoral
- Eleições 2024: como eu vejo onde meu candidato foi mais votado?
O cadastro biométrico oferece maior segurança ao processo de votação, além de contribuir para a redução de filas nas seções eleitorais.