Os eleitores que não votaram no 1° turno das Eleições 2024 precisam realizar a justificativa eleitoral até o dia 5 de dezembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O procedimento pode ocorrer pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral.
Juntamente com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.
Justificativa eleitoral
De acordo com o TSE, o eleitor que não tiver acesso às ferramentas de justificativa on-line deve comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor para apresentar o requerimento.
VEJA TAMBÉM:
- Propaganda eleitoral do 2º turno já está permitida
- Eleições 2024: entenda o que significa “Eleito por QP”
Quem estava na cidade onde vota e deixou de votar também deve apresentar a justificativa e os documentos que demonstrem a razão da ausência no 1º turno.
Nas localidades onde haverá 2º turno, as eleitoras e os eleitores que não votaram no 1° turno podem votar no dia 27 de outubro.