A cada eleição, mesários voluntários são convocados para garantir a operação dentro das seções de votação. Em 2024, com as eleições municipais, não será diferente.
São eles quem fiscalizam o uso correto da urna eletrônica, auxiliam os eleitores, organizam as filas e emitem o boletim de urna, que mostra quantos votos cada candidato recebeu naquele ponto.
O mesário voluntário pode receber até seis dias de folga no trabalho pela atuação no processo eleitoral: dois dias por cada turno (nos casos de eleições em dois turnos) e mais dois pelo dia de treinamento da Justiça Eleitoral.
Também há vantagens para os universitários que querem ser mesários: a atividade conta horas complementares para receber o diploma. No caso de concursos públicos, essa participação pode ser um critério de desempate.
Normalmente, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) convocam centenas de pessoas para trabalharem como mesários, mas também é possível se inscrever para trabalhar voluntariamente e ter direito a todos esses benefícios.
Como ser um mesário voluntário nas eleições de 2024
Requisitos para ser mesário
Só pode se cadastrar para ser mesário voluntário em 2024 quem tem mais de 18 anos e não tem nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral.
Para conferir sua situação, basta entrar página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do TRE do seu estado e, na página inicial, clicar no botão ‘situação eleitoral’.
Depois, é só preencher o formulário com os documentos necessários e, caso haja alguma irregularidade, o próprio sistema vai auxiliar a regularizar a situação.
Quem não pode ser mesário voluntário
- candidatos a cargos eletivos;
- parentes de até segundo grau, inclusive cônjuges, de candidatos;
- membros de diretórios de partidos;
- autoridades e agentes de segurança;
- funcionários em cargos de confiança do Executivo;
- pessoas que pertencem ao serviço eleitoral.
Mesário voluntário 2024: cadastro
Para ser mesário voluntário nas eleições 2024, é preciso se inscrever presencialmente nos cartórios eleitorais e também nos canais digitais, no site do TRE do seu estado.
Dentro da página na internet, será preciso clicar em ‘serviços eleitorais’ e ‘mesários’. Em seguida, clicar em ‘faça sua inscrição’ e preencher os dados solicitados.
- Eleições 2024: confira o prazo para tirar o título de eleitor
- Eleições 2024: TSE limita uso de inteligência artificial
Quem tem baixado o aplicativo e-Título também pode se inscrever na área para mesários, onde também é possível agendar o treinamento junto à Justiça Eleitoral.
Todos os cadastros são analisados pelos juízes eleitorais. Os mesários aprovados são convocados pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição.