Você sabe o que pode e não pode fazer no dia da eleição? A Justiça Eleitoral estabelece algumas regras que os eleitores devem seguir no dia.
Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil
O que é pode no dia da eleição?
- Manifestações individuais: É permitido demonstrar sua preferência por um candidato ou partido de forma individual e silenciosa, usando camisetas, adesivos ou outros símbolos.
- Auxílio para pessoas com necessidades especiais: Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e eleitores com crianças de colo têm preferência na fila e podem ser auxiliados por outras pessoas na hora de votar.
LEIA TAMBÉM
- Paraná tem 170 locais de votação alterados: veja mudanças
- Eleições municipais não terão voto em trânsito: entenda as regras
O que não pode no dia da eleição?
- Aglomerações e propaganda: É proibido participar de aglomerações com roupas ou instrumentos de propaganda eleitoral, realizar comícios ou carreatas, e distribuir material de campanha.
- Boca de urna: A prática de convencer eleitores a votar em determinado candidato na entrada dos locais de votação é considerada crime eleitoral.
- Uso de celular na cabine de votação: É proibido utilizar celulares, câmeras ou outros dispositivos eletrônicos dentro da cabine de votação, para garantir o sigilo do voto.
Como denunciar irregularidades?
Caso você testemunhe alguma irregularidade durante o processo eleitoral, denuncie! O aplicativo Pardal permite o envio de denúncias de forma fácil e rápida.