O SOS Voto, disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já está disponível. A ferramenta recebe relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais.
A população pode acessar o SOS Voto gratuitamente em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491.
A ferramenta funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias. De acordo com o TSE, o SOS Voto oferece serviços de registro e orientação dos fatos denunciados.
SOS Voto
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou o número 1491 para o TSE. O disque-denúncia é ferramenta auxiliar do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que concentra os relatos de desinformação eleitoral e é acessado na internet.
VEJA TAMBÉM:
- Mais de 700 candidatos disputam 38 vagas para vereador em Curitiba
- Como atualizar o app e-Título antes das eleições 2024
A ferramenta recebe e encaminha as informações feitas por telefone. Além disso, orienta a população sobre como registrar denúncias diretamente pela internet, por meio do Siade. Se consideradas válidas, as denúncias irão à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao tribunal regional eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.